VESTIBULAR

Cursinho Alternativo da Uepa inscreve somente nesta terça

POSTADO EM: Segunda-Feira, 08/01/2018, 13:53:11
ATUALIZADO EM: 08/01/2018, 13:56:29

zoom_out_map
Divulgação/Uepa

Com o objetivo de dar uma oportunidade aos alunos que desejam ingressar no ensino superior, mas não têm condições de custear um curso preparatório, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrirá, nesta terça-feira (9), as inscrições ao processo seletivo para o Cursinho Alternativo. Estão sendo ofertadas 280 vagas para estudantes que farão o vestibular em 2018.

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente nessa data, de 9h as 17h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, em Belém. O valor da inscrição é R$ 2. Segundo a Uepa, o dinheiro arrecadado será destinado à confecção das provas.

Para se inscrever os candidatos deverão obedecer a alguns critérios: ser oriundo de escola pública, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio. É necessário que o próprio aluno efetive a inscrição, mediante apresentação de carteira de identidade ou outro documento original com foto. Não será permitido que os responsáveis ou conhecidos façam a inscrição dos pretendentes.

A inscrição do próprio candidato configura uma etapa da seleção e visa a redução da evasão dos aprovados ao longo do ano. Por experiências anteriores, eventualmente os responsáveis realizavam a inscrição, mas não havia interesse por parte dos estudantes em acompanhar as aulas e as vagas acabavam sendo desperdiçadas.

O processo seletivo também será composto de aplicação de uma prova, com 50 questões objetivas das disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Filosofia. O exame será realizado no dia 13 de janeiro, das 9h às 12h, no CCSE.

O resultado da prova está previsto para o dia 15 de janeiro. As matrículas dos aprovados serão feitas no dia 20 do mesmo mês. Para tanto, eles deverão apresentar a seguinte documentação: duas fotos 3x4; cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; e cópia de um documento ateste vínculo com a escola pública (certificado, declaração, atestado, comprovante de matrícula atual, boletim, etc.). O processo de matrícula é presencial e também deverá ser feito pelos estudantes no dia e hora a serem informados.

As aulas iniciam no dia 27 de janeiro e vão até o último fim de semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no CCSE. A equipe é formada por 90 professores que ministrarão as disciplinas aos sábados, de 8h as 12h20 e de 13h20 até as 19h. As aulas também serão reforçadas em três domingos de cada mês, de 9h até as 13h.

Cursinho Alternativo da Uepa

Inscrições: somente em 09/01, das 9h às 17h. Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) – travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo. Documento necessário: Identidade ou qualquer outro documento com foto.

(Com informações da Agência Pará)



COMENTÁRIOS mode_comment