plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Guarda de Nazaré recebe treinamento para 300 novos integrantes

Cerca de 300 novos membros da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré participaram, na manhã de ontem, do treinamento para as equipes do atrelamento, núcleo e retaguarda da berlinda. A capacitação ocorreu na Praça Santuário, bairro de Nazaré, em Belém. Os grupo

Cerca de 300 novos membros da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré participaram, na manhã de ontem, do treinamento para as equipes do atrelamento, núcleo e retaguarda da berlinda. A capacitação ocorreu na Praça Santuário, bairro de Nazaré, em Belém. Os grupos simularam situações que podem ocorrer ao longo da procissão do Círio.

Segundo o coordenador da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo, o objetivo principal é garantir que a procissão do Círio, no segundo domingo de outubro, transcorra da melhor maneira possível. Ele explicou que um grupo de fuzileiros navais da Marinha do Brasil também estará atuando próximo da berlinda que irá conduzir a imagem peregrina da Virgem de Nazaré.

“Como esse ano entraram 300 novos guardas, eles vão se unir com os 500 existentes para que possam conduzir esse momento de forma mais eficiente e sem transtornos. Esse treinamento serve para que eles entendam esse funcionamento na prática”, diz Azevedo. “É um treinamento de união para que a berlinda consiga andar”, explica. Ao todo, essas equipes contarão com a presença de mil homens da Guarda de Nazaré.

Leia também: Concurso de redação do Círio tem participação de alunos de 50 escolas

ATENDIMENTO

Além disso, esse trabalho será acompanhado pela equipe de saúde da Guarda, formada por médicos e outros profissionais da área. O papel deles é prestar atendimento não apenas aos guardas, como também socorrer romeiros. Azevedo ressaltou que a equipe de saúde passa por um treinamento bastante intenso também, sobretudo de primeiros socorros. Eles acompanharam o treinamento dos integrantes da Guarda.

Entre os 300 novos membros da Guarda estava o motorista Luís Carlos dos Santos, 60 anos. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, ele conta que sempre participa do Círio como romeiro e este ano sentiu um desejo de fazer algo diferente. “A experiência está sendo muito boa. Meu desejo é de ajudar e contribuir com esse trabalho na procissão”.


(Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Guardas de Nazaré doam sangue na sede do Hemopa

Ajudar ao próximo com um gesto de amor. Foi com esse objetivo que cerca de 300 integrantes da Guarda de Nazaré, acompanhados de familiares e amigos, participaram, no sábado (22), da 2ª edição da Campanha de Doação de Sangue da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré de 2018, na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém.

Por entender a importância desse ato, os membros da Guarda realizam campanhas internas de doação de sangue pelo menos duas vezes ao ano. A primeira ação deste ano ocorreu em abril passado, com o objetivo de ajudar a reforçar o estoque do banco de sangue do hemocentro, conforme explicou Guilherme Azevedo, coordenador da Guarda de Nazaré.

“Sempre colocamos a vida do próximo em primeiro lugar, é uma de nossas missões enquanto evangelizadores. Sempre ilustramos em nossas reuniões que inclusive muitos guardas já precisaram e sabemos da necessidade da doação”.

MOBILIZAÇÃO

Para o próximo ano, a Guarda de Nazaré pretende mobilizar membros das guardas de outras paróquias em uma ação maior, visando aumentar o volume de doações. O hemocentro necessita de 300 a 400 doações diárias para conseguir atender à demanda.

“É uma corrente pela vida que precisa ser de todas as pessoas que se encontram dentro dos critérios de doação”, afirma Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa. Juciara acrescenta que o Hemopa recebe entre 200 e 250 doações por dia.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias