plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Mudanças no Círio 2017 são anunciadas pela diretoria da festa

Na manhã desta terça-feira (26), a Diretoria da Festa de Nazaré mostrou, durante coletiva de imprensa, algumas mudanças do Círio 2017. O evento aconteceu no Auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré. Em 2017, destacam-se como principais novid

Na manhã desta terça-feira (26), a Diretoria da Festa de Nazaré mostrou, durante coletiva de imprensa, algumas mudanças do Círio 2017. O evento aconteceu no Auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré. Em 2017, destacam-se como principais novidades: as novas parcerias, Projeto Selo do Círio, substituição de carro de promessa, reforço na segurança e fiscalização ostensiva na Motorromaria, novo horário de fechamento de ruas para as grandes procissões, mudança na Cerimônia de Encerramento, dentre outros.

– Selo do Círio

Criado este ano, o projeto abraçado pela Diretoria tem o objetivo de certificar produtos e serviços, garantindo qualidade, originalidade, exclusividade e compromisso com a preservação da cultura local. Mas para além da sua função certificadora, existe a missão de impactar a vida das pessoas de forma positiva.

A certificação é pensada por pessoas e para pessoas que acreditam que a Nova Economia se faz com cooperação e compartilhamento de riquezas, e que o propósito norteia as ações que já́ estão construindo uma nova sociedade.

Usando como plataforma a maior festa religiosa do mundo, o Selo certifica apenas empresas que produzem no nosso Estado, incentivando o crescimento da Indústria, Comércio e Serviços Local, impactando a vida de milhares de pessoas através da ativação de postos de trabalho, de forma direta e indireta.

A cada produto vendido com o selo, há garantia de origem e uma doação para quem precisa. As ações beneficentes são sempre feitas pela OSPAN (Obras Sociais da Paróquia de Nazaré́), organização sem fins lucrativos que gere as ações, eventos e marca oficial do Círio de Nazaré́ e que já́ atua em comunidades carentes com creches e espaços pedagógicos, dando suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade.

– Substituição de um dos Carros de Promessa

A partir de 2017, um carro representando a Sagrada Família passa a fazer parte da grande procissão do Círio, em substituição ao Carro da Santíssima Trindade. Os demais carros: Carros de Plácido, Barca da Guarda, Barca Nova, Carros dos anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos e Carro Dom Fúas, permanecem sem alterações.

-Romaria das Crianças

Este ano, será introduzido um carro na Romaria das Crianças, para levar os pequeninos atendidos pelo Hospital Ophir Loyola. Eles serão assistidos por uma equipe médica durante toda a procissão. Também haverá uma mudança no Carro que conduz a Imagem Peregrina, que, a partir deste ano, será colocada uma Berlinda em substituição ao Cibório.– Banheiros QuímicosPela primeira vez, serão disponibilizados, ao longo do percurso do Círio e Trasladação, 40 banheiros químicos, um grande anseio da população, que foi possível graças à colaboração e sensibilidade de um patrocinador, o Grupo Matheus.

– Fechamento de vias Belém

Este ano, para tentar minimizar possíveis prejuízos ao deslocamento da população, o trânsito será interrompido em todas as vias transversais que fazem parte do percurso do Círio, a partir das 6h do sábado, 07/10, até ao termino da grande procissão do Círio, no dia 08/10.

– Saúde e segurança A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) disponibilizará durante todo o percurso do Círio, 20 plataformas ou praticáveis de observação, para o monitorando das duas grandes Procissões Trasladação e Círio, tentando manter maior segurança e atendimento à população.

Os órgãos de saúde trabalharão na Trasladação deste ano com 15 postos de atendimentos, 16 ambulâncias, 5 hospitais de retaguarda. Durante a grande procissão do Círio, serão 21 postos de atendimento, 26 ambulâncias, 05 hospitais de retaguarda, 02 postos Armadas, 02 helicópteros, 16 motos resgates e 01 Hospital de Campanha em uma balsa para atender possíveis ocorrências na Romaria Fluvial.

– Motorromaria

Durante a coletiva, representante dos Órgãos de Segurança anunciarão que haverá um único acesso aos motociclistas que queiram participar desta romaria. Ele será na Av. Visconde de Souza Franco com Av. Marechal Hermes, onde será feito um portal de entrada, controlado pelos órgãos de segurança de Trânsito e a Polícia Militar, intensificando a fiscalização.

Duas Romarias têm trajeto alterado anualmente: a Romaria da Juventude, que em 2017 sairá do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em homenagem aos 100 anos da aparição, e a Procissão da Festa, que sai sempre de umas das comunidades que fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, a contemplada foi a Comunidade Sagrada Família, na Domingos Marreiros.

– Festa de Encerramento

Este ano, o espetáculo de encerramento será diferente. Haverá um vídeo mapping com projeção na Basílica Santuário de Nazaré, contando toda a história do Círio, desde o achado da Imagem até os dias de hoje. Com isso, o tempo do show pirotécnico será reduzido.

De acordo com o Diretor Coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, as mudanças visam proporcionar maior conforto e segurança para todos os romeiros que acompanham e vivem o Círio de Nazaré: “Cada modificação feita pelos órgãos de segurança do Estado, em parceria com a Diretoria da Festa, é pensada sempre com o objetivo de assegurar o bem estar de todos que vem à Belém participar da maior manifestação de fé do mundo, são mais de dois milhões de fieis que saúdam Nossa Senhora de Nazaré e para estes, buscamos proporcionar sempre o melhor”.

(Com informações do site oficial do Círio de Nazaré)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias