plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Alunos participam de formação para carros de promessas

A Diretoria da Festa de Nazaré realizou, no último sábado (16), uma manhã de formação com mais de 300 estudantes, que ajudarão a empurrar os carros de promessas do Círio deste ano. Cerca de 25 escolas públicas e privadas de Belém e Ananindeua participaram

A Diretoria da Festa de Nazaré realizou, no último sábado (16), uma manhã de formação com mais de 300 estudantes, que ajudarão a empurrar os carros de promessas do Círio deste ano. Cerca de 25 escolas públicas e privadas de Belém e Ananindeua participaram do evento e caberá a elas conduzir os 8 carros e os 7 pelotões da romaria.

A formação foi dividida em dois momentos. No início da manhã, os alunos e representantes das instituições de ensino tiveram um momento de espiritualidade com o bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e com o reitor da Basílica Santuário, padre Luiz Carlos. “Nesta tarefa, não deve haver competição nem vaidade. O espírito de Deus e a devoção a Maria devem prevalecer entre os estudantes”, orientou o padre Luiz Carlos.

A coordenadora da ação, Rosa Sousa, destaca que, durante a formação, os estudantes são orientados de como agir ao recolher os objetos de promessas. “O tratamento aos romeiros e aos votos que eles entregam deve ser de acolhimento e respeito, pois trata-se de um serviço de fé prestado a Jesus e Maria”, afirma.

Uma das escolas mais tradicionais no Círio, o Cesep ajuda a empurrar os carros de promessas há 20 anos. A espiritualidade, assim como as orientações aos mais de 50 alunos que participam da procissão, acontece em pelo menos dois momentos. “Contamos a história do carro e do Círio para que os alunos saibam dos cuidados e da postura que devem ter ao longo do translado”, informa o professor Éder Dutra. O estudante Gustavo Vivi, 18 anos, participará pela primeira vez do Círio e está ansioso para ajudar na condução dos carros. “Sou de família católica e gosto de estudar sobre religião. Quero muito ter essa experiência”, afirma Gustavo.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias