plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
BRASIL

Professor é preso após simular enforcamento durante protesto

O professor de Filosofia, Ivan Viana do Nascimento foi preso em flagrante após simular um enforcamento, em uma passarela localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul da capital de Manaus, na manhã da última sexta-feira (21).De acordo

O professor de Filosofia, Ivan Viana do Nascimento foi preso em flagrante após simular um enforcamento, em uma passarela localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul da capital de Manaus, na manhã da última sexta-feira (21).

De acordo com o coordenador financeiro do sindicato, Lambert Melo, o educador estava participando de uma manifestação do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical), quando realizou o ato.

De acordo com a Polícia, o professor foi preso em flagrante e levado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar depoimento por tal ato. Para o coordenador do sindicato, os PMs prenderam Ivan por acharem que ele estava correndo risco de vida durante a encenação.

Assista o momento exato em que o professor é preso!


Ainda conforme o coordenador da Asprom, a performance ocorreu com todos os condicionamentos de segurança necessários para o ato. E afirmou, ainda, que a Asprom já encaminhou o advogado responsável pelo sindicato ao 1º DIP para intervir em nome do grupo. De acordo com a imprensa, cerca de 200 professores compareceram à manifestação que terminou por volta das 11h.

Para a imprensa, Lambert disse que o objetivo da manifestação era criticar a decisão do desembargador Elci Simões de Oliveira, acatada no dia 12 de abril deste ano, pelo TJAM, que exigia a suspensão da greve, sob risco de pagamento de R$ 100 mil por dia, por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), caso voltassem a fazer greve que paralisasse aulas de escolas da rede pública.

No documento do TJAM, o desembargador criticou a greve pela categoria e deu o seguinte parecer. “A meu ver, em juízo sumário, os professores não possuem direito à greve diante da essencialidade dos serviços prestados por eles, embora muitas vezes não recebam a devida atenção por parte dos Chefes do Poder Executivo”, escreveu.

Ainda de acordo com o professor, a decisão acatada pelo TJAM é contrária à Constituição Federal. Já o representante do Sindicato informou, que o protesto se destinou a criticar o processo aberto pelo Fórum Permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Amazonas (Fectam) que pedia o retorno às atividades escolares, por parte dos grevistas, sob pena de prisão de todos os membros das diretorias executivas do Sinteam e da Asprom/Sindical, em caso de descumprimento.

(Com informações do Amazonas)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias