plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Polícia Federal investiga fraude em indenização na tragédia em Mariana

A Polícia Federal investiga casos de corrupção e fraudes na emissão de protocolos de solicitação de licença de pescador em Mariana, interior de Minas Gerais. A operação é motivada porque pessoas que não eram pescadoras solicitaram o registro profissional

A Polícia Federal investiga casos de corrupção e fraudes na emissão de protocolos de solicitação de licença de pescador em Mariana, interior de Minas Gerais.

A operação é motivada porque pessoas que não eram pescadoras solicitaram o registro profissional para receber indenizações da Fundação Renova, após o rompimento da barragem de Fundação, causando danos ao Rio Doce, que aconteceu em 2015.

São investigados também documentos públicos falsos em sistema de informações pelo Escritório Federal de Aquicultura e Pesca, no Espírito Santo.

FRAUDES

As fraudes funcionaram da seguinte forma: foram utilizados protocolos de solicitação de licença de pescador profissional datados de setembro a outubro de 2015.

Com base nas provas colhidas, esses protocolos foram emitidos com data retroativa, ou seja, anterior ao rompimento da barragem, para permitir que indivíduos, que não eram pescadores ou que não estavam com os documentos em dia, pudessem fechar acordos extrajudiciais na Fundação Renova.

A investigação aponta também que está envolvido no esquema um funcionário do Escritório Federal de Aquicultura e Pesca no ES, responsável por dar validade aos protocolos falsos e produzir ofícios e outros documentos oficiais no interesse do grupo investigado.

A estimativa é que cerca de 100 pessoas conseguiram receber indenizações da Fundação Renova, utilizando protocolos suspeitos de falsidade, um recebimento de R$ 7 milhões, contando indenizações e auxílios financeiros.

CRIMES

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica em documentos públicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção passiva.

(Com informações do portal O Tempo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias