plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Contribuintes já podem organizar declaração do Imposto de Renda

Quem precisa declarar imposto de renda em 2019 já pode se preparar e atentar aos prazos e informações disponibilizados pela Receita Federal. O superintendente do órgão na 2ª Região Fiscal, Moacyr Mondardo, lembra que a data de início do processo ainda não

Quem precisa declarar imposto de renda em 2019 já pode se preparar e atentar aos prazos e informações disponibilizados pela Receita Federal. O superintendente do órgão na 2ª Região Fiscal, Moacyr Mondardo, lembra que a data de início do processo ainda não foi divulgada oficialmente. “Assim como nos anos anteriores, a previsão para que as declarações comecem a ser recebidas é o início de março”, antecipou.

Segundo a Receita Federal, é obrigado a fazer declaração o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis relacionados a trabalho, aluguéis, pensões ou benefícios que somem a partir de R$ 28.559,70. No site da Receita é possível encontrar outros itens que
fazem parte dessa regra.

Algumas pessoas são isentas da declaração, mas também precisam estar dentro das regras exigidas pela Receita Federal. Quem tem o direito deve acessar o site do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e fazer o download do requerimento de isenção. “No ano de 2018, foram recebidas 575.931 declarações. Quem não recebeu os devidos valores referentes ao período, pode ter caído na malha fina”, disse o superintendente, que informou ainda que a estimativa para o ano de 2019 é que 576 mil paraenses façam a declaração.

A data de liberação do primeiro lote de 2019 também não foi divulgada pela Receita, mas o pagamento dos valores deve começar na segunda quinzena de julho.
Em 2018, alguns contribuintes tiveram prioridades na hora de receber suas restituições. A Receita Federal deve manter essa prioridade para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, magistrados e deficientes físicos, segundo Mondardo.

O Superintendente aconselha a ter muita atenção na hora de declarar o imposto. “Às vezes as pessoas se apressam para fazer a declaração logo no início do prazo e acabam deixando faltar alguma informação. Não é viável deixar para última hora também, mas é importante fazer a declaração de forma correta e com precisão”, explicou.

(Wesley Costa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias