plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Bolsonaro diz que Funai vai sair do Ministério da Justiça 'para algum lugar'

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta terça-feira (4) que a Funai (Fundação Nacional do Índio) vai para "algum lugar". Atualmente, o órgão é vinculado ao Ministério da Justiça, que será ocupado a partir do ano que vem pelo ex-juiz feder

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta terça-feira (4) que a Funai (Fundação Nacional do Índio) vai para "algum lugar".
Atualmente, o órgão é vinculado ao Ministério da Justiça, que será ocupado a partir do ano que vem pelo ex-juiz federal Sergio Moro.
Como mostrou a Folha de S.Paulo em novembro, a proposta de mudança começou a ser discutida no governo de transição e tem gerado apreensão entre servidores, indigenistas, antropólogos e indígenas.
"A Funai vai para algum lugar. Acho que para a Agricultura não. Pode ir lá para Ação Social [ministério da Cidadania]", afirmou.
O maior receio era de que o órgão fosse transferido para alguma pasta controlada pelo agronegócio.
A Funai está vinculada à Justiça há mais de 30 anos.
No fim de semana, o presidente eleito voltou a reclamar da atual política indigenista e afirmou que vai "proporcionar meios para os índios" se "integrarem à sociedade".
Ele criticou a Fundação e disse que o órgão indigenista impede que o índio tenha "um tratamento adequado".
"O índio quer médico, quer dentista, quer televisão, quer internet. Vamos proporcionar meios para que o índio seja igual a nós", disse Bolsonaro.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias