plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasileiro cria sistema de comunicação para pessoas em coma

O jovem cientista brasileiro Luiz Fernando da Silva Borges, de apenas 20 anos, desenvolveu um sistema de comunicação para pessoas que estão em estado vegetativo nos hospitais. O jovem mora em Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul e passa horas enm se

O jovem cientista brasileiro Luiz Fernando da Silva Borges, de apenas 20 anos, desenvolveu um sistema de comunicação para pessoas que estão em estado vegetativo nos hospitais. O jovem mora em Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul e passa horas enm seu quarto estudando a nova descoberta.

O brasileiro venceu um concurso na categoria engenharia biomédica em 2016 e 2017 o Intel International Science and Engineering Fair, prêmio promovido pela multinacional de tecnologia Intel e que premia grandes projetos em ciência e engenharia.

Com o reconhecimento, Borges, conseguiu patrocínio para da seguimento em seu projeto. Em 2017, ele recebeu um investimento de 150 mil reais de Ricardo Nantes, fundador do Portal Educação, presidente da startup Empodera e investidor-anjo, para desenvolver um sistema que, quando conectado ao cérebro de pacientes em coma, consegue detectar e traduzir sinais para que a pessoa possa se comunicar.

Já em testes com pessoas saudáveis, o sistema teve 80% de precisão no reconhecimento os dois tipos de resposta. Luiz já testou o equipamento em 50 voluntários.
Até o fim deste ano, o cientista espera testar o aparelho em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.

Assista!

(Com informações do site Exame)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias