plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Saiba quais partidos definiram apoio no 2º turno das eleições presidenciais

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Partidos derrotados no primeiro turno da eleição presidencial definiram nesta terça-feira (9) quem irão apoiar no segundo turno da disputa, Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT). O PSDB decidiu liberar

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Partidos derrotados no primeiro turno da eleição presidencial definiram nesta terça-feira (9) quem irão apoiar no segundo turno da disputa, Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT).

O PSDB decidiu liberar seus filiados para apoiar quem quiserem. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Geraldo Alckmin, presidenciável derrotado.

"O PSDB decidiu liberar os seus militantes e os seus líderes. Nós não apoiaremos nem o PT nem o candidato Bolsonaro. O partido não apoiará nem um nem outro e libera seus filiados e líderes para que decidam de acordo com sua consciência, com sua convicção e com a realidade de seus estados", afirmou Alckmin.

Individualmente os tucanos se dividiram. Fernando Henrique Cardoso e José Serra optaram pela neutralidade.

Por outro lado, João Doria declarou seu apoio a Bolsonaro no próprio domingo da eleição (7). "A proposta econômica do candidato elaborada pelo economista Paulo Guedes é muito bem estruturada, defendendo o liberalismo, os mesmos princípios que defendo aqui em São Paulo", disse.

Eduardo Leite, tucano que disputa o segundo turno no Rio Grande do Sul, também votará no capitão reformado.

O PP, uma das siglas mais importantes do centrão, elaborou nota na qual afirma que está disposto a colaborar com o próximo governo nas pautas que forem do interesse do país, mas sem escolher um lado neste momento.

Na nota, assinada pelo presidente do partido, Ciro Nogueira, o PP exalta o compromisso com a manutenção da democracia e da liberdade de pensamento e de expressão.

Alguns políticos da sigla, porém, já optaram por um dos candidatos. Ana Amélia, vice na chapa de Alckmin (PSDB), apoia Bolsonaro.

Em nota, o Novo informou que ficará neutro. O partido do candidato João Amoêdo anunciou que não apoiará Bolsonaro, mas se posicionou "absolutamente contrário ao PT".

O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) disse que vai se licenciar do Senado pelas próximas semanas e que ficará em silêncio no segundo turno das eleições, sem declarar apoio.

Segundo o senador, o Podemos deve realizar uma consulta interna a seus filiados para definir a posição do partido, mas ele não pretende seguir qualquer decisão de sua sigla.

"Não vou me responsabilizar pelo desastre", comentou.

O PTB, por sua vez, declarou apoio a Bolsonaro. Roberto Jefferson, presidente da legenda, anunciou a decisão pelas redes sociais.

"Após consultar os membros da Executiva Nacional, o Partido Trabalhista Brasileiro decidiu manifestar o seu apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à

Presidência da República no segundo turno das eleições de 2018", disse no Twitter.

O PTB fez parte da coligação que apoiou Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno.

Também estão com Bolsonaro Romeu Zema (Novo) e Wilson Witzel (PSC), candidatos aos governos de Minas Gerais e do Rio, respectivamente. Ambos tiveram suas candidaturas alavancadas nos últimos dias do primeiro turno, ao associarem seus nomes ao do capitão reformado.

Posicionando-se no outro lado da disputa, o PSB definiu, em reunião da executiva nacional em Brasília, que irá apoiar nacionalmente Haddad.

Os dirigentes, no entanto, liberaram o governador Márcio França para se manter neutro em São Paulo e se concentrar na sua disputa à reeleição contra João Doria (PSDB).

Também estão com o petista o PDT e o PSOL, que concorreram no primeiro turno com Ciro Gomes e Guilherme Boulos, respectivamente.

"Estamos num encruzilhada entre a civilização e a barbárie. Haddad representa o lado da democracia e dos direitos sociais", disse Boulos.

Partidos do chamado centrão que se uniram no primeiro turno em torno de Alckmin, como DEM e PR, ainda não se manifestaram.

A Rede, de Marina Silva, e o MDB, do presidenciável Henrique Meirelles, também avaliam que posição irão adotar neste segundo turno.

Partidos e políticos no 2º turno presidencial

COM BOLSONARO:

João Doria (PSDB)
Ana Amélia (PP)
Romeu Zema (Novo)
Wilson Witzel (PSC)
PTB

COM HADDAD:

Ciro Gomes (PDT)
Guilherme Boulos (PSOL)
PSB

NÃO APOIA NINGUÉM:

Partido Novo
Álvaro Dias (Podemos)
Henrique Meirelles (MDB)
Cabo Daciolo (Patriota)
FHC (PSDB)
José Serra (PSDB)
Márcio França (PSB)
PP
PSDB/Geraldo Alckmin

NÃO SE POSICIONOU:
Marina Silva (Rede)

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias