plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

PF descarta motivação criminosa em queda de avião de Campos

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Após quatro anos do acidente aéreo que matou, em Santos, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, a Polícia Federal apontou os fatores que podem ter derrubado o avião: falha mecânica, desorientação espacial ou até mesmo o ch

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Após quatro anos do acidente aéreo que matou, em Santos, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, a Polícia Federal apontou os fatores que podem ter derrubado o avião: falha mecânica, desorientação espacial ou até mesmo o choque com um pássaro.
O relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público, não indica de maneira conclusiva, entre as hipóteses levantadas, qual seria a mais provável. De acordo com o inquérito, pode ter ocorrido uma combinação de fatores.
Em relação a problemas mecânicos, os peritos detectaram a possibilidade de alterações no "profundor" ou no "compensador", que ficam na cauda da aeronave.
A investigação aponta que a falha desses dois equipamentos pode acarretar uma subida ou descida acentuada do avião.
Na manhã desta segunda-feira, o resultado da Polícia Federal foi apresentado à Família Campos. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, também estava presente.
João Campos, filho de Eduardo Campos, falou sobre a apresentação da Polícia Federal. "A investigação está concluída. Demorou muito porque foi a melhor possível. O delegado nos apontou quatro hipóteses. Podem ter ocorrido todas ou uma combinação. Não tem como saber o que houve", disse.
Foram produzidas mais de quatro mil páginas sobre o acidente. O irmão de Eduardo Campos, Antônio Campos, disse querer aprofundar se as possíveis falham mecânicas foram "tecnicamente preparadas".
A investigação descarta a hipótese de sabotagem. "É preciso muita serenidade e seriedade neste momento", declarou João Campos.
Em janeiro de 2016, a Aeronáutica atribuiu a queda à falha dos pilotos durante o pouso em condições climáticas adversas.
Segundo o Cenipa, a falta de conhecimento da aeronave e da área de pouso, além de erros de julgamento sob estresse fizeram com que os pilotos perdessem o controle da aeronave após arremeterem.
De acordo com as investigações conduzidas na época pelo tenente-coronel Raul de Souza, o comandante do voo teria ignorado as recomendações de pouso do fabricante do modelo. A família dos pilotos rebateu, em 2016, o laudo apresentado.
Eduardo Campos morreu em Santos (SP), em 13 de agosto de 2014, às 10h03, após o avião em que voava, um Cessna Citation modelo 560XLS, de prefixo PR-AFA, cair num bairro residencial.
Além do pessebista, do piloto e do co-pioloto, morreram também os assessores Pedro Valadares e Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lira. Campos tinha 49 anos e era candidato à Presidência da República pelo PSB. Após sua morte, Marina Silva, postulante a vice, assumiu a candidatura e terminou as eleições em terceiro lugar.
Fonte: FolhaPress
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias