plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Greve dos caminhoneiros leva indústria a ter a maior queda desde 2008

A greve dos caminhoneiros fez com que as indústrias perdessem o ritmo e interrompeu o crescimento já iniciado em junho de 2016. A produção da indústria nacional caiu 10,9% em maio, na comparação com abril, no que foi a pior taxa desde dezembro de 2008 (-

A greve dos caminhoneiros fez com que as indústrias perdessem o ritmo e interrompeu o crescimento já iniciado em junho de 2016.

A produção da indústria nacional caiu 10,9% em maio, na comparação com abril, no que foi a pior taxa desde dezembro de 2008 (-11,2%). O resultado, que colocou a indústria em patamares próximos aos registrados no final de 2003, refletiu o comportamento negativo das quatro grandes categorias econômicas e de 24 dos 26 ramos investigados, que não tinham tantas baixas desde fevereiro de 2002.

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje pelo IBGE. O gerente da pesquisa, André Macedo, explicou que a principal causa para esse resultado foi a paralisação dos caminhoneiros durante o mês de maio, que afetou as plantas industriais: “a greve desarticulou o processo de produção em si, seja pelo abastecimento de matéria prima, seja pela questão da logística na distribuição. A entrada do mês de maio caracterizou uma redução importante no ritmo de produção”.


Com isso, a indústria perdeu ritmo e acumulou expansão de 2% nos cinco primeiros meses de 2018, abaixo do registrado até abril (4,5%). O acumulado nos últimos 12 meses passou de 3,9% para 3% em maio de 2018, e interrompeu a trajetória ascendente iniciada em junho de 2016 (-9,7%).

As categorias de bens de consumo duráveis e bens de consumo semi e não duráveis recuaram, respectivamente, 27,4% e 12,2%, as baixas mais intensas desde fevereiro de 2002. Bens de capital (-18,3%) e bens intermediários (-5,2%) também tiveram resultados negativos. Entre as atividades pesquisadas, as principais influências negativas foram na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-29,8%), de alimentos (-17,1%) e de bebidas (-18,1%), todas pressionadas pelas interrupções.

(Com informações do IBGE )

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias