plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Quadrilha junina homenageia Dandara dos Santos e faz sucesso na web. Assista!

A apresentação da quadrilha junina Girassol do Sertão, de Flores, distrito de Russas, interior do Ceará, tem feito sucesso nas redes sociais. Somente um dos vídeos postados no Facebook já possuía 149 mil visualizações e cerca de dois mil compartilhamento

A apresentação da quadrilha junina Girassol do Sertão, de Flores, distrito de Russas, interior do Ceará, tem feito sucesso nas redes sociais.

Somente um dos vídeos postados no Facebook já possuía 149 mil visualizações e cerca de dois mil compartilhamentos até a noite deste terça-feira (5).

Na apresentação, Dandara dos Santos, travesti espancada até a morte ano passado no Ceará está representada.

Ao som de Geni, de Chico Buarque, ela é apedrejada pelos outros integrantes da quadrilha. Ao fim do ato, um homem aparece com um carrinho de mão, ferramenta usada para carregar Dandara pouco antes de morrer, como mostra um vídeo que foi compartilhado com as cenas de agressão a ela.

A rainha da quadrilha, Cintia Freitas, que é trans, é quem encarna Dandara na apresentação.

Ao final, a rainha então volta, sobe em uma alegoria, já com novo figurino e brada: "Dandara presente! Parem de nos matar! Eu sou Cíntia Freitas, sou mulher trans e eu faço parte desta sociedade!"

Assista:

Alex Xavier, presidente do grupo, acredita que as quadrilhas juninas também têm poder de transformar e formar opinião.

"O movimento junino, um dos maiores do País e muito forte no Nordeste, não está alheio diante dessas transformações que o Brasil sofre. Neste ano, queríamos fazer uma temática atual e que manifestasse apoio às minorias.", declarou ele à publicação cearense O Povo.

“Estou apaixonada nessa linda manifestação cultural e social. Foi lindo demais. Estou sem palavras. Estou maravilhada. Obrigada por me presentearem com essa linda performance, com esse lindo protesto.

E são esses manifestos que me dão inspiração, força para continuar lutando”, elogiou um internauta. “Minha manifestação cultural também é política. Dandara presente”, completou outro. “Nosso troféu está aqui. Ainda não participamos de nenhum festival, mas nos emocionamos e tocamos todos vocês. Já somos sim vitoriosos”, escreveu uma integrante da quadrilha.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias