plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Drauzio Varella diz que ricos não devem usar o SUS

Drauzio Varella é considerado o médico mais famoso do Brasil. Dono de opiniões muitas vezes polêmicas, não tem medo de falar o que pensa. Durante entrevista para a BBC Brasil no Reino Unido, o médico participou de um ciclo de palestras que foi organizado

Drauzio Varella é considerado o médico mais famoso do Brasil. Dono de opiniões muitas vezes polêmicas, não tem medo de falar o que pensa.

Durante entrevista para a BBC Brasil no Reino Unido, o médico participou de um ciclo de palestras que foi organizado por estudantes brasileiros, defendendo que os ricos devem deixar de usar o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Um país com mais de 200 milhões de habitantes ousou dizer que saúde é um bem de todos e um dever do estado. Acho que, num país com a desigualdade do Brasil, temos uma parte da população com condições econômicas bastante favoráveis que não deveria usar o SUS. Deveria deixá-lo para quem não tem outra alternativa: ou se trata pelo SUS ou não se trata. Então, não tem sentido de eu estar ocupando o lugar de outro, tenho que me enteder com a iniciativa privada”, diz.

Não economizou palavras duras quanto à intervenção política no Ministério da Saúde.

"Você sabe quantos ministros da saúde o Brasil teve de 2000 a 2018? 12. Nos últimos cinco anos, foram seis. A média de permanência no cargo foi de dez meses. Outro problema é que no Brasil temos milhares de cargos de confiança, trocamos os diretores de hospitais pelo país inteiro, trocamos os chefes de autarquias...a cada dez meses os processos são desestruturados. Isso ocorre em todas as esferas: federal, estadual e municipal. Como você consegue organizar uma empresa, qualquer uma, se a cada dez meses todos os diretores e gerentes são trocados?", questiona.

Varella também falou da experiência que tem nos presídios brasileiros, voluntário há décadas. O médico também comentou sobre temas que levam a polêmicas, como a descriminalização das drogas, o aborto, a homossexualidade e o papel da fé no processo de cura.

(Com informações da BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias