A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) terá seus 54 terminais privatizados, entre eles Belém, Manaus, Curitiba, Goiânia e Santos Dumont. As informações são do portal O Globo em matéria publicada na noite desta segunda-feira (9). De acordo com o texto, a ideia é copiar o modelo de leilão do setor elétrico, da mesma forma como foi feito com a antiga distribuidora de energia de Goiás (Celg), em que foi feita a mudança de CNPJ e transferência de todos os funcionários.
A proposta da privatização já era defendida pela equipe econômica e foi apresentada na última sexta (6) durante reunião. Apesar de chamar atenção, o modelo apresentava resistência por parte da Infraero e do governo; eles insistiam que o Estado era necessário para cuidar dos terminais considerados deficitários, porém, importantes do ponto de vista da integração do país.
(Foto: Divulgação)
A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) deve fiscalizar o contrato, a execução dos investimentos previstos e a qualidade do serviço prestado, além de questões relacionadas às tarifas. Ainda segundo a matéria, os próximos passo são levar o modelo aos ministros responsáveis pelo setor e incluir os ativos no Plano Nacional de Desestatização (PND).
O plano do governo inclui vender, pelo menos, 51% de toda a Infraero, podendo chegar a 80%; a medida pode gerar uma receita extraordinária entre R$10 a R$15 bilhões. Autoridades acreditam que a solução resolve o maior problema da Infraero hoje, “que é de pessoal”.
Em entrevista ao Globo, uma fonte do mercado afirmou que “seja qual for o modelo adotado pelo governo, será imprescindível incluir aeroportos maiores para assegurar o desenvolvimento dos menores. Nesse sentido, Santos Dumont e Congonhas são extremamente importantes”.
(Com informações do O Globo)
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