plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Vencedor do Nobel da Paz diz que indicará Lula para o prêmio deste ano

A prisão de Lula, decretada pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (05), repercutiu no mundo inteiro, com diversos intelectuais se manifestando a favor ou contra o ex-presidente. Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel da Paz em 1980, anunciou no Twit

A prisão de Lula, decretada pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (05), repercutiu no mundo inteiro, com diversos intelectuais se manifestando a favor ou contra o ex-presidente.

Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel da Paz em 1980, anunciou no Twitter que vai indicar o petista para a próxima edição do prêmio, que acontece no final deste ano.

Nesta quinta o ativista argentino começou uma campanha na internet para coletar assinaturas de apoio e divulgou a carta que pretende levar ao Comitê Nobel da Noruega para justificar a indicação.

No documento, Esquivel afirma que Lula merece receber o prêmio por sua luta contra a pobreza e a desigualdade. Também diz que a "paz não é só ausência da guerra, nem apenas evitar a morte de uma ou muitas pessoas, mas também é dar esperança de futuro aos povos, em especial aos setores mais vulneráveis".

Ele destacou ainda que os programas sociais criados por Lula, como o Fome Zero e o Bolsa Família, retiraram da pobreza extrema mais de 30 milhões de pessoas, e são exemplos de sucesso reconhecidos mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Banco Mundial. Lula também possui 33 Doutorados Honoris Causa concedidos pelas principais universidades do planeta.

Petistas, como o senador Lindbergh Farias (RJ), retuítaram a mensagem de Adolfo Pérez Esquivel com as hashtags #NobelparaLula #LulaValeALuta #LulaLivre.

Nesta quarta-feira, 4, o STF negou, por 6 votos a 5, o pedido da defesa de Lula para que o ex-presidente respondesse em liberdade até que os recursos do caso do triplex se esgotassem. Com a negativa, Lula poderá ser preso, porque já foi condenado em segunda instância.

(Fonte: Estadão)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias