De janeiro a novembro de 2017, o Brasil registrou 1,8 milhão de tentativas de fraudes, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (1,655 milhão). Setores de telefonia e serviços são os mais atingidos. As informações divulgadas pelo Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude revelaram que a cada 16 segundos ocorre uma tentativa de fraude no país. Caso a fraude no segmento de telefonia seja bem sucedida, funciona como uma “porta de entrada” para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os golpistas costumam comprar telefones para ganhare comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas. O setor de Serviços vem na sequência do ranking, com 568.687 tentativas de janeiro a novembro, representando 31,4% do total. Em terceiro lugar estão os bancos e financeiras com 23,6% de participação e 428.347 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos onze primeiros meses do ano foi o Varejo, com 113.678 tentativas e participação de 6,3%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total. |
(Wal Sarges/Diário do Pará)
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