plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Como identificar e fugir dos buracos no mar

Para quem curte pegar uma praia, é importante ficar atento: pesquisas mostram que as correntes de retorno (buracos ou valas) são a principal causa de afogamento na costa brasileira. As correntes de retorno variam em tamanho, largura, profundidade, forma,

Para quem curte pegar uma praia, é importante ficar atento: pesquisas mostram que as correntes de retorno (buracos ou valas) são a principal causa de afogamento na costa brasileira.

As correntes de retorno variam em tamanho, largura, profundidade, forma, velocidade e potência. Elas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. Uma vez que a energia da água é despendida, a água que ultrapassou aquele nível médio é empurrada de volta pela força da gravidade. Quando ela é empurrada de volta, contudo, mais ondas podem continuar a empurrar mais água acima daquele nível médio, criando o efeito de uma barreira transitória (temporária). A água de retorno continua a ser empurrada pela gravidade, e procura o caminho de menor resistência, formando os buracos.

Por isso, atenção quando você identificar essa ausência ou menor quantidade de ondas no mar: é sinal de que existe uma corrente de retorno (buraco). É exatamente neste local que volta em direção ao mar toda a energia com que as ondas e correntes chegam à praia, exercendo uma forte pressão e carregando com facilidade quem estiver se aventurando no local.

As correntes de retorno (buracos) possuem alguns "sinais" característicos: água marrom e descolorada, devido à agitação da areia do fundo, causada pelo retorno das águas; água com tonalidade mais escura, devido à maior profundidade, sendo atrativas para banhistas desavisados; água mais fria após a linha de arrebentação, significando o retorno de águas mais profundas; ondas quebram com menor frequência ou nem chegam a quebrar, devido ao retorno das águas e à maior profundidade; local onde ocorre a junção de duas ondas provindas de sentidos opostos; local por onde os surfistas entram no mar.

Como escapar das correntes de retorno?

(Imagens: reprodução)


O primeiro passo é manter a calma; não gaste energia remando contra a maré (remar na direção do mar dentro de um canal é inútil);

Olhe para os dois lados em sua volta para determinar a direção que está mais perto para você sair da corrente (perceba qual dos dois bancos de areia estão mais próximos);

Nade lateralmente, em sentido paralelo à areia da praia, até sair da corrente (nunca em direção à praia, pois será inútil, reme para as ondas, por incrível que pareça, são elas que te devolverão à areia).

Quando sentir que já está na zona das ondas (de impacto), sem a correnteza lhe puxando, aí sim comece a nadar em direção à praia.

Com essas dicas você evita se afogar e ainda curte melhor a praia.

(Com informações de Mundo Conectado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias