plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Governo autoriza distribuidoras a cobrar do consumidor custos com furto de energia

Prestes a passar por uma profunda privatização, o setor de energia elétrica já se movimenta para aumentar suas margens de lucro. Nos últimos meses o governo, através da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem realizado uma série de audiências pú

Prestes a passar por uma profunda privatização, o setor de energia elétrica já se movimenta para aumentar suas margens de lucro. Nos últimos meses o governo, através da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem realizado uma série de audiências públicas para discutir com o setor formas de diminuir o risco dos investidores.

A última consulta pública para debater o tema virou rapidamente uma portaria do governo e já passa a valer ainda este ano: as distribuidoras agora irão poder cobrar os custos com furto de energia para os consumidores

Um dos principais interesses em jogo por parte das distribuidoras, é reduzir o custo dos riscos com furto de energia. Houve um grande lobby do setor na tentativa de pressionar a Aneel a criar a medida.

O governo não esperou muito a discussão da consulta e já publicou a portaria: vai autorizar a Aneel a flexibilizar a cobrança dos prejuízos com furtos e dos custos operacionais das distribuidoras de Amazonas, Rondônia, Roraima, Piauí, Acre e Amapá em 2017. Todas elas estão ligadas à Eletrobras, prestes a ser privatizada.

Na prática, quem pagará as contas dos gatos e gambiarras este ano serão os consumidores. Essa é uma conta que pode chegar a R$ 500 milhões, segundo especialistas do setor.

O QUE É UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência Pública é um encontro com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais. Este tipo de audiência pode ser convocada por qualquer órgão da administração pública. Antes deve ser aprovada pelo plenário.

Nestas audiências, após análise pública e de todas as comissões envolvidas, o governo pode tornar o acordado nas reuniões em portaria.

(Com informações de O Globo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias