plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Temer extingue reserva e autoriza exploração mineral na Amazônia

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (23), o presidente Michel Temer (PMDB) extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e seus associados (RENCA), área de 47 mil metros quadrados na região da Amazônia, nos estados do Pará e A

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (23), o presidente Michel Temer (PMDB) extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e seus associados (RENCA), área de 47 mil metros quadrados na região da Amazônia, nos estados do Pará e Amapá. É a confirmação de uma estratégia do governo de entregar áreas de preservação às mineradorasp. Apesar do nome, a RENCA tem como principal riqueza mineral o ouro.

No texto assinado pelo ministro Fernando Coelho Filho (PSB), a pasta argumenta que a revogação do decreto de 1984 que regularizava a área como reserva “viabilizará o acesso ao potencial mineral existente na região e estimulará o desenvolvimento econômico dos estados envolvidos” e partia da ” importância de se criar mecanismos para viabilizar a atração de novos investimentos para o setor mineral”.

Sancionada pelo presidente militar João Baptista Figueiredo em fevereiro de 1984, a norma anterior impunha restrições a atuação de garimpos na região e tornava exclusiva da estatal Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) a pesquisa, exploração e obtenção de recursos provenientes de minérios da região, obrigando empresas privadas interessadas a se associarem com a CPRM para atuar na reserva.

Apesar da decisão de Figueiredo à época alegar a questão ambiental como motivo para a decretação da reserva, o Ministério de Minas e Energia, procurado por VEJA, negou que a decisão traga qualquer prejuízo à proteção florestal. “O decreto de extinção não afasta a aplicação de legislação específica sobre proteção da vegetação nativa, unidades de conservação da natureza, terras indígenas e área em faixa de fronteira”, afirmou a pasta.

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias