plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

4 milhões de brasileiros vivem sem banheiro

Cerca de 4 milhões de brasileiros não possuem instalações sanitárias como banheiro – 3 milhões nas regiões rurais e 1 milhão nas zonas urbanas – e precisam defecar ao ar livre. Os dados foram publicados na última quarta-feira (12) pela Organização Mundia

Cerca de 4 milhões de brasileiros não possuem instalações sanitárias como banheiro – 3 milhões nas regiões rurais e 1 milhão nas zonas urbanas – e precisam defecar ao ar livre.

Os dados foram publicados na última quarta-feira (12) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), que ainda destacam que, de uma forma geral, 61% dos brasileiros no campo e na cidade não dispõem de saneamento básico seguro.

Os números fazem parte de um alerta mundial que as entidades lançam para a necessidade de que governos invistam em água e saneamento. De cada dez pessoas no mundo, três ainda não têm acesso à água potável.

SITUAÇÃO DEGRADANTE

A situação ainda é pior. Seis de cada dez tampouco contam com saneamento básico seguro. No total, são 4,5 bilhões de pessoas sem saneamento e 2,1 bilhões sem água.

“A água potável, o saneamento e a higiene em casas não podem ser privilégios exclusivos dos ricos ou daqueles que vivem em centros urbanos”, declarou o novo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

“Todos os países devem ter a responsabilidade de garantir que todo o mundo possa aceder a esses serviços”. Os dados revelam que os avanços entre 2000 e 2015 foram importantes. Mas, ainda assim, o trabalho está longe de ser concluído.

Hoje, apenas 64% dos brasileiros dispõem de esgoto conectado. Mas, em 2000, essa taxa era de apenas 42%. De acordo com a OMS, 39% dos brasileiros tinham acesso a saneamento seguro em 2015. Quinze anos antes, essa taxa era de 26%.

(Com informações de ONU)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias