plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

ONU condena ação da polícia em Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o uso “excessivo da força por parte da Polícia Militar para reprimir protestos e manifestações no Brasil”. Para a entidade, a utilização de armas de fogo deve ser excluída de qualquer estratégia de controle d

A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o uso “excessivo da força por parte da Polícia Militar para reprimir protestos e manifestações no Brasil”. Para a entidade, a utilização de armas de fogo deve ser excluída de qualquer estratégia de controle de atos de rua.

Em comunicado oficial, o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, entidade da ONU, também criticou a violência policial em operativos de segurança no espaço urbano e no marco do conflito de terras.

O comunicado foi emitido dois dias depois do protesto na Esplanada dos Ministérios, ocorrido na última quarta-feira (24), que terminou em quebra-quebra e confronto entre policiais e ativistas. “Durante as manifestações, ocorreram atos de violência, incluindo o incêndio e a depredação de equipamentos públicos”, apontou a ONU.

A entidade destacou que, durante o protesto, oito pessoas foram detidas e 49 ficaram feridas, uma delas por arma de fogo. O outro caso que chamou a atenção é do estudante Vitor Fregulia, 21 anos, que perdeu três dedos da mão direita após a explosão de um artefato. “Do mesmo modo, reportou-se que a Polícia Militar utilizou gás pimenta, lacrimogêneo e balas de borracha para reprimir os protestos.

”Apesar de o decreto do presidente Michel Temer (PMDB/SP) autorizando o uso das Forças Armadas no DF ter sido revogado, as Nações Unidas fizeram um alerta. “Instamos o Estado brasileiro a redobrar seus esforços para promover o diálogo e proteger o direito à manifestação pacífica”, disse o representante da entidade, Amerigo Incalcaterra.

“A manifestação pacífica é uma forma de participação própria das sociedades democráticas, em que as pessoas podem exigir seus direitos humanos e exercer ativamente suas liberdades de opinião e de expressão”, acrescentou.

Nesta quinta (25), o secretário de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF), Edval de Oliveira Novaes Júnior, informou que os policiais que usaram armas de fogo (vídeo abaixo) durante a manifestação na Esplanada dos Ministérios foram identificados e estão sendo investigados.

A vítima de arma de fogo é um servidor público aposentado de Minas Gerais, que está internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) em estado grave. A bala está alojada na nuca. O homem respira com a ajuda de aparelhos.

“A regra é a utilização de armamento não letal e de uso progressivo da força. Isso foi uma exceção, não estava previsto (o uso de arma letal), e estamos apurando rigorosamente”, disse o secretário. Ele acrescentou que esses PMs serão responsabilizados.

(Com informações de Estadão)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias