plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

PF prende envolvidos em fraudes na Petrobrás

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta (26) a 41ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Poço Seco. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva contra Pedro Augusto Côrtes Xavier Bastos, ex-gerente

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta (26) a 41ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Poço Seco.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva contra Pedro Augusto Côrtes Xavier Bastos, ex-gerente da área internacional da Petrobras, um de prisão temporária contra o ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, do banco BVA, e três de condução coercitiva nos estados do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre os alvos dos mandados de Álvaro Gualberto Teixeira de Mello, Fabio Augusto Guimarães Ferreira dos Santos e Fernanda Luz, ligada ao lobista que atuava na Petrobras, Jorge Luz. Ele está preso em Curitiba com o filho Bruno. O mandado contra Fernanda, entretanto, não foi cumprido.

A ação desta sexta (26) apura operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, "com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas a ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa", diz nota da PF.

O nome Poço Seco é uma referência aos resultados negativos do investimento realizado pela estatal na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo em Benin.

Os investigados responderão pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros. Os presos serão levados para a sede da Polícia Federal em Curitiba.

ÁFRICA

Em março, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, condenou o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Somadas, as penas chegam a 15 anos e quatro meses de prisão.

Ele é acusado de US$ 1,5 milhão na aquisição de direitos de exploração de Petróleo pela Petrobras em Benin, ação investigada nessa fase.

Além do recebimento do dinheiro, Cunha também foi condenado por ter ocultado os valores entre 2011 e 2014, enquanto era deputado, segundo o juiz.

OUTRO LADO

A reportagem ainda não conseguiu fazer contato com a defesa de Fernanda Luz.

(FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias