plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Governo reavaliará se mantém Forças Armadas

Em reunião na manhã desta quinta-feira (25) o governo federal vai decidir se revoga ou não o decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) que autoriza o uso das Forças Armadas para fazer a segurança de prédios públicos em Brasília até a próxima se

Em reunião na manhã desta quinta-feira (25) o governo federal vai decidir se revoga ou não o decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) que autoriza o uso das Forças Armadas para fazer a segurança de prédios públicos em Brasília até a próxima semana.

Na terça-feira (24), manifestantes invadiram e depredaram prédios de ministérios após confronto com a Polícia Militar. A violência dos atos deixou 49 feridos e acabou com a detenção de ao menos oito pessoas.

"Hoje, teremos uma reunião com o presidente e a decisão, sobre revogar o decreto, será tomada", disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), em entrevista à rádio CBN.

Vão participar da reunião quatro ministro, Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral) ,Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), e o general Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Jungmann, que mencionou o encontro na entrevista, não aparece na lista de participantes.

Nessa reunião, pode haver a decisão política de revogar a medida, mas existem senões. O governo explica que há ministérios vulneráveis, por causa das depredações. Por isso não se revogou o decreto na quarta.

Muitos prédios ficaram abertos, sem segurança, e o governo temia saques, e por isso as Forças Armadas precisavam ficar protegendo os prédios à noite, na avaliação do Planalto.

Para Jungmann, que considerou o uso das Forças Armadas como "um grande acerto", se o Exército informar que "não há nenhuma possibilidade de retornar aquele clima anterior", será dada a Temer a sugestão para revogar o decreto. O ministro ressaltou que a decisão final caberá ao presidente.

"Mas isso depende de uma avaliação que a gente precisa ter da situação em toda a Esplanada dos Ministérios", comentou o ministro.

Temer havia considerado que os protestos acabaram transformando-se em "baderna".

O ministério da Defesa anunciou, na noite de ontem, que 1.500 homens foram mobilizados, sendo 1.300 militares do Exército e 200 fuzileiros navais. A medida é exclusiva para os prédios públicos, segundo a pasta.

Jungmann disse que, como a polícia do Distrito Federal "não estava conseguindo conter os atos de vandalismo e quebra-quebra", o governo federal não viu outra alternativa a não ser a utilização das Forças Armadas. "Algo inevitável", avaliou.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias