zoom_out_map
(Foto: Agência Brasil)

Negociações tentam blindar equipe econômica - Brasil |

Sexta-Feira, 19/05/2017, 12:29:33 - Atualizado em 19/05/2017, 12:50:34

Citado como possível candidato à Presidência da República no caso de renúncia do presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, teve na quinta-feira (18), várias conversas com investidores, gestores e analistas nacionais e estrangeiros, na tentativa de tranquilizá-los de que a equipe continua trabalhando "normalmente" e que a direção da política econômica permanece a mesma.

O furacão da crise pegou o país no início, ainda frágil, do processo de retomada econômica no primeiro trimestre do ano e a equipe quer garantir que não haja retrocessos.

De acordo com o Estadão, qualquer que seja o desfecho da crise política deflagrada pelas acusações contra o presidente Michel Temer, a estratégia é a mesma: blindar o núcleo da equipe econômica para evitar uma desorganização ainda maior da economia com riscos de ruptura.

O recado transmitido por Meirelles aos representantes do mercado financeiro é de que a gestão econômica continua "firme e serena". "Vamos aguardar os desdobramentos e os próximos passos do Congresso", disse uma fonte da equipe econômica.

A avaliação do Governo é de que a economia está retomando o crescimento, não há expectativa da volta da inflação e nem de um movimento de aumento da taxa básica de juros, destaca o Estadão.

Sucessor de Temer?

Em meio à quantidade enorme de rumores em Brasília, alguns negociadores das reformas já falam nos bastidores no nome de Henrique Meirelles como uma opção para assumir a Presidência, caso Temer deixe o cargo. Nessa hipótese, o Congresso seria o responsável por eleger o próximo presidente, de forma indireta.

No entanto, também há um receio de que as denúncias atinjam o próprio ministro da Fazenda, que já atuou no conselho de administração da J&F, holding da JBS. Oficialmente, o ministro não se pronunciou nesta quinta.

(Com informações do portal UOL)


COMENTÁRIOS mode_comment

CONTINUE LENDO keyboard_arrow_down
CONTINUAR LENDO keyboard_arrow_down