plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Dória contrata advogados para evitar críticas

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), desde o início de seu mandato, está engajado em punir internautas que o critiquem ou ameacem nas redes sociais. Dória contratou o escritório de advocacia Pomini Advogados exclusivamente para caçar e notificar u

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), desde o início de seu mandato, está engajado em punir internautas que o critiquem ou ameacem nas redes sociais.

Dória contratou o escritório de advocacia Pomini Advogados exclusivamente para caçar e notificar usuários de redes sociais responsáveis por postagens consideradas ofensivas.

Trata-se de uma notificação extrajudicial, que depois pode ser usada pelos advogados para formular processos contra os autores.

O foco das notificações, segundo os advogados, são mensagens que possam ser interpretadas consideradas como injúria, difamação ou incitação à violência.

Pelo menos dois advogados do escritório Pomini trabalham para Doria nas notificações contra usuários de redes sociais, Thiago Tommasi e Guilherme Ruiz.

Segundo Ruiz em entrevista à publicação Buzzfeed, os honorários são pagos por Doria, não pela prefeitura.

"Nunca patrulhamos ninguém. E é óbvio que não se trata de censura. Não há censura quando há ofensa à lei. Internet não é terra sem lei", disse Ruiz

Segundo ele, o escritório não faz monitoramento das redes sociais, apenas recebe as informações que são repassadas por "simpatizantes do Doria".

O primeiro passo desses advogados é notificar o dono do perfil. Caso não haja modificação ou retirada do post considerado ofensivo, essa notificação ajuda na composição de processos judiciais. Ruiz não informou quantas notificações já foram feitas aos usuários de redes sociais.

O nome de Ruiz veio à tona esta semana por causa de uma dessas notificações extrajudiciais.

O advogado abordou em mensagem privada (abaixo) o também advogado Guilherme Coelho por causa de um post no qual Coelho criticava a postura de Doria na greve geral e dizia, ao final, que o prefeito levaria uma "ovada".

Em um post no Facebook, Guilherme Coelho falou sobre a abordagem e disse ter retirado a frase que continha a "ovada."

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias