plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasileira cria teste que detecta HIV em 1 semana

O Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), da Espanha, patenteou uma tecnologia inovadora que seria capaz de detectar o HIV apenas uma semana após a infecção pelo vírus, informaram na última semana os pesquisadores da instituição. A tecnologia f

O Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), da Espanha, patenteou uma tecnologia inovadora que seria capaz de detectar o HIV apenas uma semana após a infecção pelo vírus, informaram na última semana os pesquisadores da instituição. A tecnologia foi desenvolvida pela brasileira Priscila Kosaka e o time de cientistas do CSIC.

Atualmente, é preciso esperar cerca de 30 dias - período conhecido como “janela imunológica” - para que a presença do vírus seja detectável em um exame. Uma equipe do CSIC “desenvolveu um biossensor que pode chegar a detectar o HIV tipo 1 durante a primeira semana depois da infecção”, anunciou em um comunicado o CSIC, a principal instituição pública dedicada à pesquisa na Espanha.

A nova tecnologia é capaz de detectar o antígeno em “concentrações 100 mil vezes inferiores” às dos sistemas atuais, afirmou Priscila. Segundo a instituição, a detecção precoce é um fator-chave para melhorar a eficácia dos antirretrovirais e para prevenir a propagação da doença.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias