plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Nível do Cantareira tem 5ª alta seguida

Embora tenha captado um baixo volume de água de chuva, de apenas 0,1 milímetro (mm), nas últimas 24 horas, o nível do Sistema Cantareira voltou a subir, de 20% para 20,1%. É a quinta elevação consecutiva. Os dados são da medição diária feita pela Companhi

Embora tenha captado um baixo volume de água de chuva, de apenas 0,1 milímetro (mm), nas últimas 24 horas, o nível do Sistema Cantareira voltou a subir, de 20% para 20,1%. É a quinta elevação consecutiva. Os dados são da medição diária feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Essa medição não leva em consideração o uso da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas). Pelo cálculo que inclui essa utilização, o nível atingiu 15,5%, com um estoque que aumentou de 196,6 bilhões de litros de água para 197,4 bilhões.

O déficit diminuiu de 9,3% para 9,2% e o volume necessário para atingir a superfície do volume útil (água que fica acima das comportas) caiu de 90,9 bilhões para 90,1 bilhões de litros. O acumulado de chuva desde o dia 1º está em 10 mm. A média histórica para o mês de junho é de 58,5 mm.

Mesmo com a melhora neste começo do mês, o Cantareira ainda está longe de conseguir repor as perdas registradas desde o verão de 2014 e se mantém com o pior cenário entre as fontes hídricas utilizadas para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo. Com a queda gradativa na capacidade de operação de seus reservatórios, esse sistema deixou de se ser o maior fornecedor de água da região, atendendo hoje a 5,4 milhões de pessoas, número bem abaixo do registrado há um ano – cerca de 9 milhões.

Nos demais mananciais administrados pela Sabesp ocorreram quedas. No Sistema Alto Tietê, o nível caiu de 22,1% para 22%. No Alto Cotia, que ontem (3) havia apresentado estabilidade em 67,3 mm, houve recuo de 0,2 ponto percentual, passando para 67,1%. No Guarapiranga, o nível baixou de 79,7% para 79,5%; no Rio Grande, de 93% para 92,7%; e no Sistema Rio Claro, de 56,2% para 56%.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias