plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Conversamos com Simone Simons, do Epica, prestes a tocar em oito capitais no Brasil

Entrevista por Júlia Ourique Era um domingo quente de Carnaval, e uma noite fria na Holanda. Mas isso não impediu que esta jornalista e Simone Simons, do Epica, tivessem algo em comum: as duas estavam gripadas. A entrevista que deveria ter sido por voz, e

Entrevista por Júlia Ourique

Era um domingo quente de Carnaval, e uma noite fria na Holanda. Mas isso não impediu que esta jornalista e Simone Simons, do Epica, tivessem algo em comum: as duas estavam gripadas. A entrevista que deveria ter sido por voz, e com 15 minutos de duração, tornou-se um bate-papo de 40 minutos via chat. Falamos sobre carreira, o mercado da música atual e também sobre o EP The Solace System (2017) e o disco The Holographic Principle (2016), além da nova turnê, claro.

Com 16 anos de existência, a banda holandesa de metal sinfônico é uma velha conhecida dos brasileiros. Desde 2005 os músicos visitam as terras tupiniquins, chegando inclusive a tocar no programa do Jô Soares e a trazer o seu festival, o Epic Metal Fest, para uma edição brasileira em São Paulo em 2016.

Com a nova turnê “The Ultimate Principle”, porém, eles se superaram: serão oito shows passando pelas cidades de Belo Horizonte (09/03), São Paulo (10/03), Rio de Janeiro (11/03), Porto Alegre (13/03), Curitiba (14/03), Manaus (16/03), Fortaleza (17/03) e Recife (18/03).

Enquanto se prepara para a turnê na América Latina – e se recupera da gripe – Simone Simons conversou com o Tenho Mais Discos Que Amigos! Confira.

TMDQA!: Serão oito shows no Brasil, com apenas dois dias de descanso. Como você consegue? Me parece bastante cansativo!

Simone: Nós tentamos ter certeza de que não vamos voar às seis da manhã, mas um pouco mais tarde que isso. Todos os voos são domésticos, então não serão viagens tão longas. Turnês que estamos viajando de avião, ao invés dos ônibus de turnê, geralmente são mais cansativas. E é por isso que nós não viajamos por cinco semanas quando estamos voando.

TMDQA!: A diferença dessa turnês para as outras são as apresentações em Manaus, Recife e Fortaleza, onde nunca estiveram antes. Como está a expectativa sobre estes shows em capitais que são “afastadas”?

Simone: Todos os shows que fizemos no Brasil foram maravilhosos. A minha expectativa é que estes também serão assim!

TMDQA!: Ótimo! Quais são seus planos de turismo?

Simone: Os planos depende de quando eu tenho tempo e energia. Se eu estou cansada de toda a viagem, geralmente eu descanso por causa dos shows. Eu realmente amo conhecer arredores seguros. A Praia de Copacabana não é o lugar mais seguro para andar sozinha.

TMDQA!: Isso me lembra que você tem um blog em que fala de temas como moda, maquiagem e fotografia. Vi que você costuma fazer sessões de foto e registrar tudo durante as turnês. Essa é uma forma bem legal de mostrar um pouco mais de você para os fãs. Como surgiu essa ideia do blog?

Simone: Comecei meu blog em 2010. Os fãs constantemente me pediam dicas de beleza. Eu vi isso como uma saída criativa onde eu poderia mostrar para todos o que me inspira. Começou como um hobby e agora é bem grande.

TMDQA!: Sobre esse lado feminino, é difícil encontrar mulheres em bandas que exponham esse lado. O metal é um gênero que objetifica as mulheres como se todas fossem malvadas e prontas para matar (risos). Como você se sente a respeito desse machismo no metal?

Simone: Eu sou uma mistura dos dois, não que eu esteja pronta para matar. Eu tenho um monte de testosterona em mim e me identifico bastante com os rapazes. Mas também há outro lado meu. Eu gosto de coisas femininas como maquiagem e roupas. Você pode ser uma garota feminina e ainda gostar de metal. Ou de outra forma, você pode ser uma mulher masculina que ama maquiagem. Não deveriam existir quaisquer regras ou restrições.

TMDQA!: Li em uma entrevista, concedida pelo Coen Jansen, que pretendem lançar uma animação para cada faixa do EP. Como surgiu essa ideia e o que os fãs podem esperar dos próximos vídeos?

Simone: As canções que estão no EP foram inicialmente gravadas para o The Holographic Principle. Estas seis músicas não continuaram na seleção final, feita pela banda e nosso produtor, Joost van den Broek. Coen veio com a ideia de criar vídeos de animação, consistindo em três clipes. O terceiro ainda será lançado, só ainda não sei quando.

TMDQA!: Cada disco do Epica traz uma temática, quase que um estudo acadêmico sobre um assunto. Sendo uma banda que gosta de falar sobre assuntos científicos e filosóficos, podemos esperar um próximo disco voltado para ciências políticas, talvez? Analisando a forte onda conservadora no mundo, inclusive chegando às artes…

Simone: Nós sempre trouxemos temáticas espirituais e filosóficas para as canções. Com certeza tem coisa o suficiente no mundo para inspirar nossa letras.

TMDQA!: O disco The Holographic Principle, pra mim e por boa parte da mídia, já pode ser considerado um disco clássico da banda. Ele une influência do folk, do thrash e até mesmo do funk, com uma batida meio latina, dançante. Enquanto isso, o EP vem com canções de bastante peso. Como vocês pensam em incorporar essas canções do The Solace System no repertório? Teremos alguma surpresa?

Simone: Nós temos tocado “Fight your Demons” e “Wheel of Destiny”. Elas funcionam bem em nosso setlist atual. Nós apresentaremos um repertório bem preparado, que contará com canções de toda a nossa discografia.

TMDQA!: Há muitos artistas pelo mundo que têm sofrido com o streaming, tanto é que eles vêm diminuindo o lançamento de álbuns e trabalhando com singles. Isso não parece acontecer com o Epica, que além de lançar um disco deluxe com 17 faixas, lançou até action figures! Como vocês enxergam esse ponto na indústria da música? Qual é o segredo de vocês?

Simone: As vendas de discos não são tão boas como eram há 20 anos. Eu estou bem contente com os serviços legais de streaming. Fãs de música podem explorar diferentes bandas e talvez conhecer novas bandas, e acabar indo a shows. Bandas precisam vender muito merchandise para conseguir tirar algum dinheiro. O Epica é sortudo de conseguir um contrato com uma gravadora nos primeiros anos da carreira. Hoje não é tão fácil conseguir um bom contrato.

TMDQA!: O nome do blog é “Tenho Mais Discos Que Amigos”. Qual disco você pode dizer que é o seu grande companheiro?

Simone: Eu amo “Meliora”, do Ghost.

TMDQA!: Muito obrigada pela entrevista, Simone. Espero que vocês tenham uma turnê maravilhosa.

Simone: Obrigada você por fazer a entrevista assim. Você terá que “copiar e colar” bastante ;) Obrigada [em Português]!

Epica no Brasil

Você pode encontrar as datas, locais e links para ingressos dos shows do Epica no Brasil acessando o site oficial da banda.

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias