plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Pai de Lyoto Machida recebe reconhecimento internacional

Com mais de 50 anos de experiência no karatê, o mestre Yoshizo Machida recebeu o título de 8º Dan, um reconhecimento internacional da Associação Japonesa de Karatê (JKA) destinado a pessoas com trajetórias notáveis nesta arte marcial. O diploma foi entreg

Com mais de 50 anos de experiência no karatê, o mestre Yoshizo Machida recebeu o título de 8º Dan, um reconhecimento internacional da Associação Japonesa de Karatê (JKA) destinado a pessoas com trajetórias notáveis nesta arte marcial. O diploma foi entregue ao sensei na última quinta-feira (11), em cerimônia realizada na cidade de Tóquio, no Japão.

Diferente de outros títulos dentro deste esporte, não há exame de graduação para ser 8º Dan. O título é recomendado por um comitê de mestres japoneses apenas para pessoas com mais de 60 anos que sejam notáveis no caminho do karatê. Em solo nacional, Machida é o segundo mestre carateca a receber esta certificação.

"O 8º Dan reforça o reconhecimento internacional do trabalho realizado nos últimos anos para a propagação e valorização do karatê no Brasil", destacou Machida.

Nascido no Japão, Yoshizo Machida se dedica ao karatê desde 1961. Ao imigrar para o Brasil, em 1968, contribuiu para consolidar a prática na América Latina e criou um estilo próprio: o Machida Karatê, uma variação do shotokan-ryu focada na defesa pessoal. Este estilo, que inclui valores como a disciplina, respeito e espírito esportivo, tornou-se uma filosofia da família, que tem como um dos principais expoentes o campeão mundial de MMA Lyoto Machida.

Apesar de sua longa trajetória nas artes marciais, o sensei Yoshizo Machida está longe de se acomodar. “Estou no Japão agora não só para receber o título de 8º Dan. A cada dois ou três anos, viajo e faço cursos para a minha técnica melhorar. Então, durante quatro dias, de manhã e à tarde, estou tomando cursos de kata, luta, fundamentos e defesa pessoal”, relata o mestre, que acumula o cargo de presidente de honra da JKA Brasil.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias