plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Futuro do Remo e Mundial de Clubes em destaque na Coluna

A pergunta que mais ouço neste recesso futebolístico diz respeito às expectativas quanto ao futuro imediato da dupla Re-Pa. A ansiedade do torcedor é compreensível e decorre, principalmente, do fato de os clubes repetirem há anos a mesma equivocada agenda

A pergunta que mais ouço neste recesso futebolístico diz respeito às expectativas quanto ao futuro imediato da dupla Re-Pa. A ansiedade do torcedor é compreensível e decorre, principalmente, do fato de os clubes repetirem há anos a mesma equivocada agenda de desmanche de elenco a cada fim de temporada.

Como o Remo se adiantou contratando um time inteiro, acabou por contentar sua torcida e botou pressão sobre o adversário, que preferiu retardar as contratações. Os azulinos já conseguem até escalar um esboço de time, enquanto os bicolores mal conhecem os primeiros reforços.

Uma coisa, porém, fica bem óbvia. Na cautelosa ida às compras, os rivais já definiram seus destaques e candidatos a ídolos para o começo de 2019. No Remo, o meia-atacante Etcheverria, de 28 anos, é a aposta maior. Vem de boas temporadas em clubes nordestinos. O paraguaio é um organizador de jogadas e funciona bem quando dispõe de um meio-campo ajustado. Arrisca chutes e faz gols, mas não tem cacoetes de goleador.

O Papão anunciou Nicolas na sexta-feira. É o nome mais graduado até agora no rol de atletas anunciado. Gaúcho de nascimento, o atacante vem do Criciúma, onde marcou um gol em 19 jogos. Os números não recomendam, mas também não há razão para dramas, visto que Cassiano, melhor do PSC em 2018, chegou à Curuzu sem um currículo brilhante.

Na condição de reforços mais caros, Etcheverria e Nicolas concentram as atenções. Em contrapartida, sofrerão mais cobranças. Ao mesmo tempo, nada impede que nomes menos badalados roubem a cena, como Vinícius, principal figura do Leão nos últimos dois anos.

Lampions League cresce, Copa Verde agoniza

Depois de ter confirmado o SBT para transmissões na TV aberta, a Liga do Nordeste firmou contrato de três anos com a Fox Sports para exibição em canal fechado. A parceria prevê a exibição de um jogo por rodada a partir de 2019. O contrato será assinado após as festas de fim de ano.

Na condição de um dos torneios mais importantes do país, a competição era mostrada pelo Esporte Interativo. Com o fim da emissora, o SBT se tornou a casa da Lampions League, tendo agora a companhia da Fox. A Copa do Nordeste começa a 15 de janeiro. A final, em dois jogos, será em maio.

Enquanto isso, a Copa Verde segue agonizante, vítima da debilidade política do futebol nortista e da inércia de seu principal dirigente, cujas promessas de valorização do torneio até hoje não se confirmaram.

Do dicionário do professor que comanda o escrete

Descobri outro termo do agrado do técnico da Seleção. Em entrevista à TV, Tite disse preferir a “marcação posicional” em substituição à marcação individual. Além da novidade, desfilou o estilo professoral de sempre com mil e uma explicações sobre a eliminação do Brasil na Copa da Rússia.

Admitiu que Fernandinho errou feio na pressão sobre Lukaku no lance do 2º gol belga, mas não observou o pé murcho de Paulinho, que permitiu ao grandalhão seguir à vontade e tocar para De Bruyne disparar o chute fatal.

Tite não deixa de ser um bom treinador pelo que ocorreu. Mas a Copa mostrou que é mesmo apenas um bom treinador.

Adeus a um símbolo do futebol peladeiro

O tradicional Mapuera, fundado há 56 anos (3 de janeiro de 1963) pelo desportista Laudelino Soares, anunciou neste fim de semana o fim de suas atividades. Fustigada pela crise econômica e a falta de renovação de seus dirigentes e atletas, a diretoria tomou, por unanimidade, a dolorosa decisão.

Apequenado, Mundial de Clubes pode ser reformulado

Alguém tinha que se dar conta do crescente esvaziamento do Mundial de Clubes, transformado em torneio de quinta categoria nas primeiras rodadas e quase ridículo quando um dos favoritos sai antes da grande final. Neste ano, o Real Madrid saiu vitorioso, levantando sua terceira taça consecutiva após massacrar o inocente Al Ain na decisão.

Atenta ao enfraquecimento e ao risco de perdas financeiras, a Fifa tratou de nomear um grupo de especialistas para reformatar o Mundial, que completou 15 edições no atual formato, dominado pelos europeus. Mas, como sempre ocorre, a Fifa tende a abraçar o exagero ao invés de adotar sensatez: já se especula a abertura do torneio a 24 participantes.

Até a volta

No melhor estilo Queiroz, a coluna sai de cena por duas semanas, para dar merecida folga aos 27 baluartes neste período de férias no futebol.

(Gerson Nogueira)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias