plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Crescendo no país, Futebol Americano ganha destaque. Veja as regras do esporte!

O Futebol Americano tem aumentado o número de admiradores no Brasil e a prova disso são vários jogos e até a Liga Nacional, com dois clubes paraenses que avançaram a próxima fase, mas para quem ainda não conhece a modalidade, como funciona o futebol ameri

O Futebol Americano tem aumentado o número de admiradores no Brasil e a prova disso são vários jogos e até a Liga Nacional, com dois clubes paraenses que avançaram a próxima fase, mas para quem ainda não conhece a modalidade, como funciona o futebol americano?

As regras são bem diferentes do futebol tradicional e vamos detalhar um pouco do esporte que a cada ano vem crescendo no país.

TEMPO

São quatro períodos de 15 minutos, num total de 60 minutos. O cronómetro é zerado em situações de falta e quando o jogador sai com a bola pela linha lateral. Outras situações de jogo parado são quando há pontos e um passe incompleto, quando um jogador não alcança a bola.

São 11 jogadores em campo, mas com um detalhe: as alterações podem ser variadas e existem times de defesa e ataque, além de especialistas e chutes.

O JOGO

O campo tem duas endzones (zonas de pontuação) e mais 100 jardas, totalizando 120 jardas. O inicio se dá quando há um kick-off (um chute feito da linha de 35 jardas) e toda vez que uma equipe consegue o touchdown (TD- 6 pontos). A partir daí, a equipe A tem quatro oportunidades para avançar 10 jardas ou mais. Caso consiga, ganha mais uma chance até marcar o TD.

E MAIS: Quer comprar material esportivo mais barato? Clique Aqui

Em caso de TD, a equipe tem ainda a chance de ter um ponto extra, porém se a equipe não atingir as 10 jardas em quatro oportunidades, a posse de bola passa a ser do time adversário.

O passe para a frente se dá quando o lançador estiver atrás da linha de scrimmage (linha onde a bola fica parada). Para atingir a endzone são utilizadas várias jogadas, como por exemplo jogadas de passe ou de corrida. Até mesmo as jogadas fake são utilizadas para enganar os adversários.

Para impedir pontos do time adversário, a equipe tenta armar uma forte defesa seja para interceptar passes ou para derrubar adversários, o que é permitido no esporte. A equipe ainda pode tentar um Field Goal, um chute dentro do Y que fica nas extremidades. Isso vale três pontos.

A defesa ainda pode pontuar para sua equipe. Isso é o safety quando os defensores conseguem derrubar a posse de bola do adversário dentro da própria endzone e isso vale dois pontos.

O Futebol Americano é tão popular nos EUA, que em fevereiro ocorre o SuperBowl, considerado maior evento norte-americano.

(DOL, com informações de Torcedores.com)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias