plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Lyoto Machida: o ônus e o bônus de lutar em casa

Após quase dois anos, essa é a segunda vez que Lyoto Machida sobe em um octógono, mas dessa vez, o Dragão está em casa, sentindo que a torcida paraense pode ser a maior incentivadora na luta contra o Norte-americano Eryk Anders na noite de hoje, no UFC Be

Após quase dois anos, essa é a segunda vez que Lyoto Machida sobe em um octógono, mas dessa vez, o Dragão está em casa, sentindo que a torcida paraense pode ser a maior incentivadora na luta contra o Norte-americano Eryk Anders na noite de hoje, no UFC Belém.

Lyoto vem de três derrotas consecutivas e sabe que a vitória na noite de hoje, no primeiro UFC do ano, que estreia no Norte do Brasil, vai ser fundamental para a carreira dele.

O Ginásio Guilherme Paraense – Mangueirinho, vai receber outros atletas, entre eles, 11 brasileiros em outras categorias de luta, mas o confronto mais esperado da noite é do peso médio.

No dia do “Media Day”, o ex-campeão se mostrou receptivo e ansioso para o confronto, contando como foi a sua preparação, a diferença de experiência entre ele e o adversário, além de ressaltar a energia da torcida paraense.

“Fiz uma preparação de sete semanas, mas já vinha de outra luta e está sendo bom para mim, manter esse ritmo de lutas, e lutar em Belém é realizar um sonho. Todo atleta tem esse sonho de lutar na sua cidade e hoje nós estamos aqui. A diferença de experiência entre eu e o Eryk existe, mas é importante estar tranquilo e paciente para trazer o melhor resultado”, avalia Lyoto.

O lutador também contou que dá para usar a torcida em favor dele, mas que não pode ceder ao lado emocional. “É melhor focar só na luta e não posso me envolver só no lado emocional, ele é um cara duro que vem de grandes vitórias e preciso focar nisso”, frisou. Veja a seguir uma entrevista especial com o lutador paraense de coração.

P - Como está a expectativa de lutar em Belém?

Estou muito feliz de poder lutar na terra que me acolheu e onde eu comecei a minha trajetória profissional. Fiquei muito feliz quando o UFC anunciou o evento em Belém, pois sei que o público paraense é muito apaixonado pelo esporte. Lutar junto com a torcida que sempre me apoiou será especial, é como voltar para casa.

P - Você queria tanto um recomeço, será que agora vem?

O recomeço já aconteceu na verdade, quando eu voltei para o octógono em São Paulo, depois do hiato de dois anos sem luta, eu recomecei nesse esporte que me desafia tanto. Foi mais um aprendizado que eu somei. Agora é buscar o resultado neste desafio, voltar a vencer.

P - Lutar em casa pode ajudar?

Gosto sempre de lembrar que existe o bônus e o ônus de uma luta em casa. A energia da torcida, a proximidade com o público é a parte boa de uma luta em casa. O desafio é manter a concentração e o isolamento, que são fundamentais no meu processo de preparação. Eu prefiro sempre focar no bônus e criar estratégias para me manter focado, mesmo estando próximo de tantas pessoas queridas que querem compartilhar comigo esse momento.

P - Alguns críticos chegaram a dizer que você teve um distanciamento do karatê nas últimas lutas. Existe isso?

Minha essência sempre foi e será o karatê, venho fazendo um resgate do estilo do Machida Karatê no trabalho que desenvolvo em minha academia, em Los Angeles (EUA). É para essa base que sempre vou voltar nos momentos que puder encaixar na estratégia de lutas.

P - O que esperar dessa luta?

Meu objetivo é fazer uma luta boa, conseguir o resultado e voltar a subir no ranking da minha categoria.

P - Existe a possibilidade de você mudar de categoria?

Não existe nada planejado nesse sentido. Não estou pensando nisso, estou com foco em estar bem preparado para essa luta que é o meu desafio atual.

P - Qual a avaliação que você faz sobre o seu adversário?

É um adversário que vem de vitórias e que me desafiou a fazer a luta. Imagino que vamos ter muita vontade dentro do octógono.

P - Vir de três derrotas consecutivas aumenta ainda mais a pressão?

A pressão de fora sempre vai existir, vindo de derrota ou de vitória, a expectativa sempre existe. Procuro me preparar mentalmente para não deixar que isso afete meu desempenho, meu foco não pode estar nem nessa pressão, nem no lugar da luta, nem no adversário, meu foco tem que estar em estar em conquistar meu melhor desempenho no dia da luta.

P - O que o torcedor paraense pode esperar do Dragão nessa luta?

Pode esperar muito foco e vontade de vencer!

(K. L. Carvalho)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias