plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Criação de designer e músico pernambucano, Mundo Bita' cresce e aparece no mercado

Um sujeito gordinho de bigode laranja, suspensório e cartola vem dominando o universo infantil a passos largos. Batizado com o nome de um craque do Náutico, do Recife, dos anos 1960, Bita nasceu lá mesmo na capital pernambucana, em 2010, pelas mãos do des

Um sujeito gordinho de bigode laranja, suspensório e cartola vem dominando o universo infantil a passos largos. Batizado com o nome de um craque do Náutico, do Recife, dos anos 1960, Bita nasceu lá mesmo na capital pernambucana, em 2010, pelas mãos do designer Chaps Melo. E sem grandes ambições. A ideia era apenas enfeitar o quarto da filha dele, Anabel, que ainda estava na barriga da mãe. Sete anos depois, “Mundo Bita” é sucesso na televisão, na internet e em teatros, com planos ambiciosos de começar agora uma carreira internacional.

Bita, o personagem animado, aparece em canais de TV como Discovery Kids e é a estrela de seis DVDs, com canções que são hits entre crianças, pais e avós. Além disso, protagoniza vídeos com 770 milhões de visualizações apenas no canal on-line Vevo, o que faz dele o terceiro “artista” que mais gerou views até hoje no Brasil neste site, uma joint venture de empresas como Sony, Universal e Warner. Na versão “carne e osso”, aparece em três peças em cartaz no Brasil, além de liderar três trupes que fazem shows pelo país afora. Sem contar eventos em shoppings e uma linha de produtos licenciados.

Chaps Melo, designer que criou o "Mundo Bita" (Foto: Divulgação)

Pai também de Martina, de 4 anos, Chaps, de 38, conta que a inspiração para Bita veio de “O Grande Circo Místico”, disco de cabeceira do então músico amador. Empurrado pela paternidade, ele teve a ideia de fazer apps de livros digitais para crianças. E criou a empresa Mr. Plot com três amigos, todos pais recentes, para investir no que acreditava ser um filão. Ao preparar o primeiro, lembrou-se do gordinho que enfeitava o quarto de Anabel e o batizou com o apelido do ídolo de seu pai. A ideia foi logo aprovada, pela facilidade de as crianças conseguirem pronunciar Bita até em outros idiomas. Mas o sucesso não veio.

“Quase fechamos a empresa”, lembra. “Nossa última cartada foi criar um novo aplicativo, ‘Bita e os Animais’. Me ofereci para fazer as músicas. Fiz três e gravei, acompanhado de dois amigos músicos que estão conosco desde então”, conta.

Chaps, que até hoje compõe letra e melodia de todas as canções, além de acompanhar a produção de ilustrações e animações, trabalho que envolve 20 pessoas, lembra que um dos sócios foi a campo e conquistou dois grandes parceiros: a Sony Music, que logo se interessou em fazer um DVD, e o Discovery Kids.

Recentemente a turma ganhou Bituca, personagem inspirado em Milton Nascimento (Foto: Divulgação)

Turminha aumenta e está abusada

Com um público-alvo de crianças até 3 anos, Bita ganhou audiência e sua própria turminha: Tito, Lila e Dan, além de Flora, criada para ser a cantora do show, já que seu mentor não tem tempo para cumprir a agenda de apresentações pelo país. Recentemente, uniu-se a eles um amigo ilustre, Bituca, inspirado em Milton Nascimento, que cantou com Chaps no videoclipe “Trem das Estações”, lançado em setembro. Empolgado com o resultado, Milton ofereceu uma versão de “Bola de Meia, Bola de Gude” para o novo amigo, com quem construiu o roteiro de mais um clipe, no ar desde dezembro.

“Depois do Bituca, ficamos muitos abusados”, brinca. “Estamos tentando uma nova parceria, não no mundo da música. Seria na edição de um livro. Buscamos fazer um conteúdo que não afaste as famílias. Quando falamos de fósseis, induzimos os pais a explicar aos filhos o que são. Os fãs do Bita são toda a família”, explica Chaps.

O próximo passo é ampliar os domínios de Bita. “Em fevereiro, começaremos o processo de internacionalização. ‘Bita y Los Animales’ terá canal no YouTube e página no Facebook em espanhol. Contratamos uma empresa de Miami para fazer as versões das músicas, que serão cantadas por um mexicano com voz parecida com a minha”, conta Chaps. “Estamos há pouco tempo no mercado de animação. Apesar de muita gente achar que somos um fenômeno, temos muita estrada pela frente. E trabalhamos para ser perenes, não um boom”.

Uma novidade por mês até dezembro

O “Mundo Bita” vai ganhar uma novidade por mês em sua página oficial do YouTube. Até dezembro, o desenho animado em formato de videoclipe terá 12 novas músicas, todas seguindo a linha de divertir as crianças com mensagens educativas. A de janeiro, “Todos os Povos”, já pode ser vista no canal.

“Os temas dessas músicas são o cotidiano das crianças e de suas famílias. Assim, continuamos a nossa ideia de falar não só com os pequenos, mas também com quem convive com eles”, conta João Henrique Souza, um dos sócios da Mr. Plot, empresa pernambucana responsável pela produção do desenho.

“Todos os Povos” trata de um assunto bastante em evidência atualmente: as diferenças entre as pessoas e a necessidade de respeitar uns aos outros. “Queremos mostrar que existe um mundo muito diverso além da casa onde a criança mora. Temos preocupação em levar esses temas para a roda de conversa da família”, explica Souza.

Os assuntos escolhidos para a nova temporada de videoclipes levaram em consideração o retorno que a equipe de criação teve do público. “Estamos atentos às manifestações das pessoas que gostam do nosso trabalho. As opiniões que ouvimos dos pais de quem assiste aos nossos vídeos também são fundamentais”, destaca Chaps Melo, companheiro de Souza na produtora e compositor das músicas da animação. Ainda sem ordem definida de publicação, os próximos clipes do “Mundo Bita” vão falar sobre a casa como um lugar de aconchego, a troca de carinho entre os membros da família e sobre a importância da amizade.

(Paula Autran/Agência O Globo/RJ e Leandro Vieira/Folhapress/SP)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias