plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Olimpíada de Caxiuanã divulga ciência e inclusão social na selva Amazônica

Com o tema “Matemática está em Tudo¨ a Estação Científica Ferreira Penna, situada no município de Melgaço, em plena selva Amazônica, realiza a “IX Olimpíadas de Caxiuanã”. Pelo menos 16 comunidades que integram os municípios de Portel e Melgaço, ambos sit

Com o tema “Matemática está em Tudo¨ a Estação Científica Ferreira Penna, situada no município de Melgaço, em plena selva Amazônica, realiza a “IX Olimpíadas de Caxiuanã”. Pelo menos 16 comunidades que integram os municípios de Portel e Melgaço, ambos situados na mesorregião do Marajó, participam do evento que iniciou oficialmente na última sexta-feira, 16.

Uma equipe do 11º grupamento de Bombeiros Militar de Breves é responsável pela segurança do evento e pela oficina de primeiros socorros, acidentes domésticos, montagem de circuitos como tirolesa, rapel e prevenção de pânico e combate a incêndio. “Estamos dentro de uma floresta ainda intacta e habitada por uma infinidade de animais, por este motivo são necessários cuidados especiais de segurança”, afirmou Davi Soares, capitão bombeiro militar, comandante da guarnição.

Foto: (Divulgação)

De acordo com Socorro Andrade, coordenadora geral das Olimpíadas de Caxiuanã, cerca de 20 oficinas abordando temas específicos como: preservação da natureza, patrimônio cultural, meio ambiente, flora, fauna e os costumes tradicionais da região, estão sendo desenvolvidas diariamente. A programação conta ainda com práticas esportivas, todas relacionadas ao modo de vida dos moradores da floresta. Modalidades como natação, casquinhagem, futebol, cabo-de-guerra e até a extração de açaí estão inclusas nas atividades. Os adeptos de esportes radicais como slackline, caiaque, tirolesa e rapel não ficaram de fora do evento.

A Olimpíada de Caxiuanã é um projeto de divulgação científica e inclusão social promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, envolve moradores, alunos e professores de escolas localizadas dentro e no entorno da Flona de Caxiuanã. Além de mostrar a importância da ciência no futuro do planeta os coordenadores do evento também trabalham para ampliar a conscientização dos alunos e professores com as riquezas naturais e meio ambiente. A Olimpíada também favorece momentos de confraternização entre os estudantes dos municípios de Portel e Melgaço.

O evento deste ano conta com a participação de cerca de 200 alunos com faixa etária a partir de 10 anos, quase todos matriculados em escolas situadas na zona rural dos municípios de Portel e Melgaço.

Para o secretário de educação de Portel, Rosivaldo Paranhos, as Olimpíadas de Caxiuanã se tornou o maior evento cultural promovido na região. “Aqui o cotidiano do povo da floresta é retratado de forma educativa envolvendo arte e criatividade. As formas sustentáveis de uso da terra e dos recursos naturais são abordadas em peças teatrais, vídeos, painéis, desenhos e fotografias permitindo aos alunos uma aproximação constante com os educadores”, finalizou o secretário.

Inaugurada em 1993, a Estação Científica Ferreira Penna é uma das bases físicas do Museu Goeldi. É um local privilegiado para a realização de pesquisas científicas sobre os aspectos biológicos e socioculturais da Amazônia, além de campo para as ações de extensão, desenvolvidas com as comunidades locais. As olimpíadas de Caxuianã 2017, tem previsão de encerramento para segunda-feira, 31 de outubro.

(Reginaldo Ramos)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias