plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Há 25 anos, Tuna era bicampeã nacional

Nesta data, há exatos 25 anos, o Pará conquistava algo inédito até então no seu futebol: um bicampeonato nacional, obtido pela Tuna Luso Brasileira, que venceu por 3 a 1, o Fluminense de Feira de Santana (BA), e conquistou o título da Série C do ano de 19

Nesta data, há exatos 25 anos, o Pará conquistava algo inédito até então no seu futebol: um bicampeonato nacional, obtido pela Tuna Luso Brasileira, que venceu por 3 a 1, o Fluminense de Feira de Santana (BA), e conquistou o título da Série C do ano de 1992, em um jogo dramático, no Baenão lotado.

A glória naquela época rendeu ainda para a Águia Guerreira, o status de pioneirismo da região Norte, por possuir duas conquistas nacionais, em diferentes séries, já que tinha, também, o título da Taça de Prata de 1985, alusivo à Série B. De acordo com um dos principais nomes da história do clube, e que fez parte das duas campanhas vitoriosas, Ondino Gomes, essas recordações são algo que tornam o clube uma das referências do esporte. “Como paraense, é quase indescritível mencionar. Realizamos duas campanhas expressivas, em duas finais com os estádios lotados. Hoje, credito tudo isso a Deus, por ter me feito fazer parte dessa história da Tuna, que é sem duvidas uma das maiores equipes do nosso país”, disse o ex-meio-campista Ondino.

A partida, que ficou marcada por contar com a presença de um grande público - torcedores e Remo e Paysandu inclusos -, um torcedor tunante em especial pôde acompanhar de perto esse feito e lembra bem da data. “Foi um jogo de louco. Tínhamos de vencer, já que no primeiro jogo, na Bahia, tínhamos sidos derrotados. Só que aqui todo mundo acreditava e viramos o placar. Tinha remista, Paysandu... O jogo foi um sucesso, e eu pude ver de perto tudo isso. Belém parou naquele dia”, relembra o torcedor tunante José Augustinho, de 84 anos.

Hoje, buscando se reestabelecer no esporte que já foi o carro-chefe do clube, a Tuna Luso enxerga nessa data um meio para que os novos atletas vislumbrem o papel que o grupo tem, e que, através de muito trabalho, podem também, se imortalizar pela instituição. “Esse dia é muito importante para a comunidade tunante, por nos fazer relembrar de grandes coisas. E é positivo também, por servir de espelho para os novos jogadores, que somos uma das potências do estado, apesar do momento. Quem sabe daqui a 25 anos, serão eles os próximos protagonistas”, expressou o atual presidente da Tuna, João Rodrigues.

Na edição de domingo, o caderno Bola trará um especial sobre as bodas da prata da conquista da Tuna Luso Brasileira. Não perca!

(Matheus Miranda/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias