plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Lecionar Crossfit requer formação específica

Criada há mais de 20 anos nos Estados Unidos, a modalidade ainda é considerada nova no Brasil. Em seu país de origem, é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em academias de polícia, grupos de operações táticas (como

Criada há mais de 20 anos nos Estados Unidos, a modalidade ainda é considerada nova no Brasil. Em seu país de origem, é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT) e unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines). Além disso, também é praticada por campeões de artes marciais e atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.

Porém, nem tudo são flores quando se fala na nova mania nacional. O Crossfit é um estilo que trouxe algumas discussões pertinentes. Especialistas ainda são cautelosos para associar o CrossFit a um risco maior de lesões. O que se vê nos consultórios é um número crescente de adeptos que precisam de ajuda após se machucarem.

O Crossfit é uma modalidade de treino super intensa, que permite trabalhar com várias partes do corpo. (Reprodução/Facebook)

Outro tema que traz desconforto para quem leva o Crossfit para os boxes (locais adaptados onde se pratica a modalidade) são os profissionais de educação física que não têm a especialização exigida para lecionar. Para dar aulas de Crossfit é necessário fazer um curso chamado "Level 1 Training". Porém, a formação para ser treinador só chegou ao Brasil em 2013.


Modalidade é famosa, mas cercada de discussões em relação aos locais e profissionais credenciados. (Reprodução/Facebook)

"A grande polêmica é que como a modalidade está em evidência muitos 'profissionais' se aproveitam da falta de informação das pessoas e se dizem 'coaches', mesmo não sendo. E aí como eles não têm a especialização, acabam por não executar os exercícios de maneira correta é isso acarreta em lesões", diz Felipe Assis, treinador de Crossfit há um ano e sete meses.

As academias credenciadas no Pará são: Vincit CrossFit Umarizal, Sou CrossFit, CrossFit Bel 01 (Belém). CrossFit Arcanjo (São Miguel do Guamá).

(Ronald Sales)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias