plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MUNDO

Bielsa dá lição e manda jogadores recolherem lixo do clube para terem humildade

O argentino Marcelo Bielsa, técnico Leeds United, tem a discrição como características. Na sua estreia no domingo (05), o treinador de apelido "El Loco", por possuir métodos heterodoxos e muitas manias peculiares, se apresentou com agasalho completo, pret

O argentino Marcelo Bielsa, técnico Leeds United, tem a discrição como características. Na sua estreia no domingo (05), o treinador de apelido "El Loco", por possuir métodos heterodoxos e muitas manias peculiares, se apresentou com agasalho completo, preto e com mangas compridas.

A cartilha de Bielsa vai muito além da obsessão tática e a rigidez com o condicionamento físico dos atletas. O técnico preza muito os valores humanos dentro do elenco. Por isso, de acordo com o jornal The Guardian, durante a pré-temporada El Loco perguntou à diretoria do Leeds quanto, em média, os torcedores do clube teriam de trabalhar para conseguir comprar ingresso para um jogo. Apesar do método utilizado de cálculo não ter sido revelado, os dirigentes deram uma resposta ao treinador: cada aficionado precisa de três horas no emprego por uma entrada.

Resultado: durante a preparação para temporada, Bielsa reuniu o elenco no centro de treinamento e avisou que nas três horas seguintes eles limpariam e recolheriam lixo do centro de treinamento para entender o esforço dos torcedores pelo clube de coração.

"Foi uma experiência muito positiva, uma aula de humildade, porque nos fez refletir profundamente que para muitas pessoas o esforço para ganhar dinheiro é enorme e, mesmo assim, gastam o que têm com o Leeds", explicou Hernández, autor do segundo gol na estreia, ao UOL Esporte. "Ele pediu que sentíssemos na pele aquilo que os torcedores passam pelo clube, como viajar horas para nos ver jogar e voltar para casa até de madrugada, mesmo com trabalho no dia seguinte".

Bielsa tem apenas quatro títulos na carreira, sendo o último deles a medalha de ouro olímpica com a Argentina em 2004, dois anos após ser eliminado ainda na fase de grupos da Copa da Coréia do Sul e do Japão com Batistuta, Verón e cia. Por outro lado, a personalidade autêntica, o apreço pelo jogo ofensivo e a obstinação por variações táticas baseadas em análise de milhares de vídeos de diversos times ao redor do mundo fazem dele uma figura cult, referência até para Pep Guardiola.

Ídolo máximo na metade rubro-negra de Rosário-ARG, sua cidade natal, ele dá nome ao estádio do Newell's Old Boys, onde atuou como jogador e treinador.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias