plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO

Mecânico, Giliard Pereira elenca cuidados a serem tomados com a bike

Cada vez mais próxima, a Prova Ciclística 9 de Julho passa a requerer de seus competidores atenções especiais quanto a preparação, alimentação e treinamentos visando um bom desempenho pelas ruas da capital paulista na competição que chega a sua 72ª edição

Cada vez mais próxima, a Prova Ciclística 9 de Julho passa a requerer de seus competidores atenções especiais quanto a preparação, alimentação e treinamentos visando um bom desempenho pelas ruas da capital paulista na competição que chega a sua 72ª edição. Porém, os cuidados pessoais não são suficientes, sendo necessário uma revisão completa nas bicicletas a fim de evitar possíveis imprevistos.

Visando esses procedimentos especiais, a organização da prova promoveu, no último domingo (24), uma ativação na Avenida Paulista onde foi possível, além de realizar a inscrição e acompanhar um show de habilidades promovido pelo Portal Wheeling, a manutenção gratuita das bicicletas. Um dos mecânicos presentes, Giliard Pereira de Oliveira aproveitou para elencar à Gazeta Esportiva alguns cuidados que se deve ter antes da prova.

“Competições de estrada como a 9 de Julho necessitam de uma revisão mais geral e outra mais específica. É necessário mexer nas articulações da bicicleta, onde vão os rolamentos: caixa de direção, rodas, rolamento, movimento central, pé de vela. Acertar tudo isso é importante, junto com uma graxa nova e apertos gerais para segurança. Se fizer todos esses apertos com torquímetro é só chegar e pedalar”, ressaltou Giliard.

Além de especialista na parte mecânica há três anos, Giliard possui consigo a experiência de ciclista no dia a dia e competidor em nível amador. Por isso, ele sabe dos principais problemas e os mais comuns que acabam aparecendo de forma até surpreendente em provas e faz questão de alertar para as condições das correntes, que podem determinar o futuro dentro de uma competição.

“Normalmente, o que mais costuma acontecer é o pneu furar e ter que trocar a câmara. Isso não tem muito o que fazer para evitar. Mas quanto a corrente, por exemplo, muita gente corre com ela desgastada e qualquer hora pode romper, ou o trocador emperrar. Esse são problemas de responsabilidade do ciclista. Bike é como carro, precisa sempre de revisão e se você fizer da forma certa não tem erro”, disse.

Cuidar e manter as bikes em plenas condições é uma função que o mecânico não desempenha apenas pelo dever do ofício. De acordo com o entrevistado, realizar todos os processos de manutenção é também uma terapia e quando o resultado é satisfatório se torna gratificante.

“Trabalho há três anos na área de mecânica de bike. É algo que quando a gente passa a gostar não quer mais deixar. Antes eu só pedalava em nível amador, mas depois que entrei na oficina me apeguei muito, porque é quase que uma terapia. O tempo que se passa mexendo na bicicleta, desmontando, ajustando, limpando e lavando tudo separadinho…tudo isso para deixar ela no jeito é gratificante”, comentou.

Ainda dá tempo de garantir sua participação na Prova 9 de Julho. As inscrições podem ser feitas através do site oficial da prova www.gazetaesportiva.com/prova9dejulho

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias