plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Time bicolor precisa vencer o Atlético-GO, além de secar aqueles que também estão na briga

O jogo de hoje, contra o Atlético-GO, na Curuzu, é como se fosse uma grande decisão de título para o Paysandu. A partida, programada para 16h (horário local), valendo pela 38ª rodada da Série B do Brasileiro, a última da competição, poderá definir parte i

O jogo de hoje, contra o Atlético-GO, na Curuzu, é como se fosse uma grande decisão de título para o Paysandu. A partida, programada para 16h (horário local), valendo pela 38ª rodada da Série B do Brasileiro, a última da competição, poderá definir parte importante no calendário bicolor de 2019. O Papão, mais do que nunca, precisa fazer o dever de casa, batendo o Dragão, que vem a Belém com chance mínima de acesso, e ainda torcer por tropeços dos concorrentes, notadamente Criciúma-SC, Oeste-SP e CRB-AL, para se manter na segunda divisão nacional.

A primeira missão bicolor, como o técnico João Brigatti e seus jogadores têm pregado, é passar pelo visitante e, depois, tomar conhecimento dos jogos das equipes que também brigam para não perder a vaga na Série B. Na 17ª colocação, com 43 pontos, vencendo, o Papão automaticamente chegará a 46 pontos, ultrapassando Criciúma (44 pontos) e Oeste e até mesmo o CRB (45), desde que este seja derrotado pelo Figueirense-SC, em Maceió, enquanto o simples empate nos jogos entre Criciúma e Sampaio e o Oeste e Boa Esporte-MG já garantirá a salvação bicolor.

Como soma 45 pontos, com o empate, o CRB chegaria a 46, mesmo número em caso de vitória do Paysandu, com a briga, a partir daí passando a ser pelo saldo de gols, segundo critério de desempate. No momento, o Paysandu conta com saldo de -8 gols contra -5 dos alagoanos. Em número de vitórias, primeiro dos critérios, as equipes se igualariam em 11 triunfos. Mas outros componentes fazem parte da ferrenha briga para evitar o descenso à Terceirona.

Dois dos adversários daqueles que aspiram permanecer na Série B entrarão em campo já rebaixados, no caso Sampaio e Boa, portanto, teoricamente, sem grande interesse no resultado final de seus jogos. Exceto se tiverem recebido a chamada “injeção” financeira de por parte de quem está na disputa, como é o caso do Papão.

O Papão entra em campo como favorito, pelo menos nos prognósticos dos sites especializados em cálculos do futebol. O Chance de Gol, por exemplo, aponta o time bicolor com 43,8% de possibilidade de vitória, contra 31,3% do visitante. O empate, segundo o site, tem 24,9% de chance de ocorrer. De todos os times que tentam evitar a queda, o Papão é quem tem a pior possibilidade: 61,2%.

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS

- 01/03/1971 - Atlético-GO 5 x 2 Paysandu - Torneio Pará-Goiás
- 07/06/2013 - Atlético-GO 1 x 0 Paysandu - Série B
- 17/10/2013 - Paysandu 0 x 0 Atlético-GO - Série B
- 30/06/2015 - Paysandu 2 x 0 Atlético-GO - Série B
- 03/10/2015 - Atlético-GO 2 x 1 Paysandu - Série B
- 21/07/2016 - Paysandu 0 x 0 Atlético-GO - Série B
- 22/10/2016 - Atlético-GO 2 x 1 Paysandu - Série B

O ADVERSÁRIO

- O técnico Wagner Lopes deve fazer apenas uma mudança no time do Atlético-GO para o jogo de hoje, contra o Paysandu. O lateral Jonathan, que cumpriu suspensão diante do São Bento-SP, entra na vaga de Alisson, que comporá o banco de reservas do time. Jonathan vinha atuando improvisado pela esquerda, mas agora volta à sua posição de origem. Na esquerda segue o jovem Moraes, que agradou na última partida do rubro-negro.

- O Dragão ocupa a sexta posição no Campeonato Brasileiro, com 56 pontos. As chances de acesso são bem remotas: o time goiano precisa vencer o Paysandu, torcer contra Ponte Preta-SP e CSA-AL e ainda tirar diferença de nove gols de saldo para a equipe paulista e de sete gols para o time alagoano. Um retrato desanimador. Por isso, os sites especializados estão dando apenas 1% de possibilidade de o representante goiano chegar ao G4 da Série B.

- Apesar do clima de despedida da equipe, que chegou ontem a Belém, a ordem de Wagner Lopes a seus comandados é para que o grupo se despeça do Brasileiro de maneira positiva, ou seja, vencendo fora de casa. “Acho que a última impressão é determinante. O último jogo garante se você vai ter sequência”, disse Wagner.

EM NÚMEROS

11.400

Na partida que poderá decidir a permanência ou não do time bicolor na Série B do Brasileiro, torcedor é que não vai faltar para colocar lenha na fogueira do Papão, visto que os 11.400 ingressos disponibilizados ao público tiveram venda esgotada às 15h30 de ontem nos postos autorizados.

16.400

No total, a diretoria bicolor disponibilizou um total de 16.400 bilhetes, dos quais 3 mil foram destinados aos filiados ao projeto Sócio Bicolor e os demais, tirando os que foram colocados à venda, para as gratuidades. O público será o maior do Papão em Belém na Série B, na qual disputou até aqui 18 como mandante, obtendo 7 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.

6.798

Até hoje, o maior público do time jogando em casa foi no confronto com o Criciúma-SC, valendo pela 28ª rodada, que registrou público de 6.798 torcedores nas arquibancadas e cadeiras da Curuzu.

81.707

Com a esperada presença em massa da Fiel no jogo de hoje, o Paysandu deverá melhorar sua posição no ranking de público da competição, no qual é o sétimo colocado, com média de 4.539 torcedores por partida. O Papão supera Ponte Preta-SP, Guarani-SP, Figueirense-SC e o próprio Atlético, entre outros clubes. O Papão nas 18 partidas em Belém arrastou um total de 81.707 torcedores aos estádios da Curuzu e Mangueirão.

GUIA DO REBAIXAMENTO

Se o técnico João Brigatti e os jogadores do Paysandu prometem focar apenas e tão somente no jogo contra o Atlético-GO, o torcedor bicolor estará atento às partidas que interessam ao Papão na luta que trava contra o rebaixamento à Série C de 2019. O confronto envolve Criciúma-SC, Oeste-SP, CRB-AL e, em menor grau, Figueirense-SC e São Bento, que ocupam melhor colocação na Série B do Brasileiro, na 13ª e 12ª posições na classificação, com 46 pontos cada um. Para saber como “secar” os concorrentes, o Bola preparou uma espécie de Guia do Rebaixamento para o torcedor. Confira.

- Paysandu (43 pontos, 10 vitórias, saldo de gols -8 e 40 gols pró, 61,2% possibilidade de queda)O Paysandu chega ao seu último jogo na zona de rebaixamento, mas com chances de escapar. A equipe enfrenta o Atlético-GO e precisa vencer, além de contar com ao menos um tropeço dos rivais. O empate complica a situação e só livra o time da queda se o Criciúma perder por três gols de diferença. A derrota rebaixa o Papão.

- Criciúma (44 pontos, 14 vitórias, saldo de gols -6 e 43 gols pró, 18,6% possibilidade de queda)O Criciúma escapa da queda se vencer o Sampaio Corrêa, em casa, na última rodada. Se tropeçar, a equipe terá que secar Paysandu e Oeste para se manter na Série B.

- Oeste (45 pontos, 9 vitórias, saldo de gols -4 e 36 gols pró, 16,6% possibilidade de queda)O Oeste precisa de uma vitória diante do lanterna Boa Esporte, em Varginha, para não depender de mais nenhum resultado. Se tropeçar, o time paulista terá que torcer contra Paysandu e Criciúma para não correr risco de ir para a Série C.

- CRB (45 pontos, 11 vitórias, saldo de gols -5 e 33 gols pró, 3,5% possibilidade de queda)O CRB terá confronto direto contra o Figueirense, que também está ameaçado pela queda. Se vencer, o Galo alagoano está livre. Em caso de tropeço, a equipe dependerá de tropeços de Paysandu, Criciúma ou Oeste.

- Figueirense (46 pontos, 11 vitórias, saldo de gols -2 e 47 gols pró, 0,1% possibilidade de queda)O Figueirense precisa de apenas 1 ponto no confronto direto contra o CRB para se livrar da queda. Se perder a partida, a equipe só será rebaixada se Oeste, Criciúma e Paysandu triunfarem em suas partidas. O Papão ainda precisará tirar uma diferença de seis gols em relação ao time catarinense.

- São Bento (46 pontos, 11 vitórias, saldo de gol 0 e 39 gols pró, quase 0 possibilidade de queda)O São Bento tem chance mínima de ser rebaixado. Para cair, a equipe precisa perder o jogo contra o Vila Nova-GO e ver Paysandu, Criciúma, Oeste e CRB vencerem seus compromissos. Além disso, o time ainda teria que ser superado no saldo de gols por Paysandu e Figueirense ao término da rodada.

(Nildo Lima/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias