plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

João Máximo fará palestra no Museu do Futebol sobre derrotas do Brasil

Brasil, de Tite, caiu nas quartas do Mundial na Rússia (Foto: Patrik Stollarz/AFP) No próximo sábado, a partir das 9h (de Brasília), o Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol) receberá o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo, que fará u

No próximo sábado, a partir das 9h (de Brasília), o Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol) receberá o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo, que fará uma palestra sobre derrotas do Brasil em Copas. O evento é gratuito, mas a participação está sujeita à capacidade do auditório (174 lugares, mais quatro espaços para pessoas com deficiência).

Nascido em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, João Máximo mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha três anos e foi morar em Vila Isabel, bairro próximo da região em que foi construído o Maracanã. Viu de perto a construção do estádio e acompanhou in loco a derrota do Brasil para o Uruguai no Mundial de 1950. Graduou-se em odontologia, e examinou os jogadores da seleção em 1958, ano em que o país venceu a Copa na Suécia.

Em 1961, com intuito de amealhar recursos para abrir um consultório com um amigo, João Máximo ingressou na “Tribuna da Imprensa” como estagiário. Era o início de uma vida longeva em redações, com ênfase em esporte e música, e no fim da trajetória dele na odontologia.

Desde então, João Máximo trabalhou também no “Jornal dos Sports”, na Rádio Continental, no “Jornal do Brasil”, no “Correio da Manhã”, na “Folha de S.Paulo” e no jornal “O Globo”. Venceu duas edições do Prêmio Esso (1963 e 1967) e publicou livros sobre esporte, música e crônicas.

A palestra de João Máximo no Museu do Futebol será focada em derrotas do Brasil em Copas, como o revés para a Bélgica nas quartas de final de 2018, mas também criará uma conexão com a preparação do país para o Mundial de 1958, ano em que a seleção conquistou seu primeiro título.

A trajetória daquela seleção é tema da exposição temporária “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, que está em cartaz no Museu do Futebol até 9 de setembro.

SERVIÇO
Palestra com o escritor, jornalista e pesquisador João Máximo e reunião mensal do Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol)
Data: 11 de agosto de 2018 (sábado)
Horário: 9h (de Brasília)
Local: Auditório do Museu do Futebol
Participação gratuita

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias