plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Del Nero se diz surpreso e afirma que irá recorrer de punição

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os advogados de Del Nero criticaram a decisão da Fifa desta sexta e disseram que vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar retirar a punição ao dirigente. "É com surpresa e indignação que o senhor Marco

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os advogados de Del Nero criticaram a decisão da Fifa desta sexta e disseram que vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tentar retirar a punição ao dirigente.

"É com surpresa e indignação que o senhor Marco Polo Del Nero e seus advogados recebem a decisão proferida hoje [sexta] pela Fifa", afirmou o escritório Bichara e Motta Advogados, responsável pela defesa do cartola, em nota.

O primeiro recurso será enviado à Câmara de Arbitragem da Fifa, que dificilmente mudará sua decisão de banir o dirigente brasileiro por toda a vida de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Segundo o comunicado divulgado pela entidade que comanda o futebol mundial nesta sexta-feira, a Câmara de Arbitragem do Comitê de Ética considerou o dirigente brasileiro culpado de suborno, corrupção, oferecer e aceitar presentes e outros benefícios e conflito de interesse. Os defensores de Del Nero, porém, afirmam em sua nota que "a Câmara de Investigação da entidade não foi capaz de produzir qualquer prova de envolvimento [do dirigente] em esquemas de corrupção".

É a primeira vez que um presidente da CBF é punido com a pena máxima da Fifa. Além do banimento, o cartola foi condenado a pagar multa de 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,5 milhões) para a entidade.

Após esgotar as opções de recurso na federação, os advogados de Del Nero prometem entrar com um pedido de anulação da condenação na CAS.

Com sede na Suíça, o tribunal internacional regula disputas entre partes que não estejam no mesmo país, como comitês olímpicos, federações esportivas, clubes e atletas.

A corte é um órgão independente das entidades de administração do esporte e é considerada a última instância dentro da Justiça desportiva.

"A defesa recorrerá e tem a convicção de que a punição de primeira instância será reformada mediante análise por tribunal independente e não sujeito a interferências externas", acrescentam os advogados do dirigente.

Apesar do discursos dos defensores de Del Nero, as chances do cartola brasileiro reverter a punição são mínimas.

Del Nero já havia sido afastado pela Fifa em dezembro do ano passado, logo após a condenação do seu antecessor, José Maria Marin, na Justiça dos EUA, também acusado de corrupção.

Ambos os dirigentes, assim como o também ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, foram denunciados por supostamente terem participado de um esquema de recebimento de propina ao lado de outros cartolas da América do Sul na venda de direitos de torneios no Brasil e no exterior.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias