plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Cantora Lariza lança primeiro EP no próximo sábado, em Belém

A cantora Lariza lança no próximo sábado (15), às 23h, no Espaço Cultural Apoena, em Belém, o primeiro EP de sua carreira, que leva apenas seu nome: “Lariza”; o evento terá a participação da DJ Onça e a entrada é gratuita. O EP conta com cinco músicas de

A cantora Lariza lança no próximo sábado (15), às 23h, no Espaço Cultural Apoena, em Belém, o primeiro EP de sua carreira, que leva apenas seu nome: “Lariza”; o evento terá a participação da DJ Onça e a entrada é gratuita.

O EP conta com cinco músicas de autoria da própria cantora, com direção musical e artística do também cantor e compositor João Urubu, e que foram gravadas no Estúdio Z, com apoio do produtor cultural Ná Figueredo. O álbum já está disponível nas plataformas digitais. Ouça aqui: https://linktr.ee/larizaziral.

O EP da paraense foi contemplado pelo edital de Produção e Difusão Artística, da Fundação Cultural do Pará (FCP), e reúne composições sobre ser mulher, espiritualidade, sociedade, natureza, amor e autoconhecimento, com uma musicalidade marcada por diversas influências da música popular brasileira contemporânea, o que pode ser conferido nas faixas “Vida que morre”, “Repouso”, “Precipício”, “Carne santa” e “Me deixe amor”.

Os arranjos têm como base a melodia que a cantora já havia criado junto à poética de João Urubu, com a sonoridade de violão e violinos, mas também da percussão inspirada no lundu, música e dança típica do Pará, com origem africana. Para Lariza, que tem apenas 22 anos, as composições são “as palavras e a força de uma mulher que não deixa de acreditar e que faz da arte sua ferramenta de (r)existência e interação com o mundo”.

“Todo mundo tem suas vivências e processos e estar num lugar para expressar o que vivo é indescritível, sobretudo com essa ferramenta em particular, o canto, que é a arte que fala alto em mim. Essas letras são carregadas de histórias, são minhas primeiras composições, quando despontei para compor e cantar. O EP foi ganhando corpo com a parceria com o João Urubu, já que minha carreira está entrelaçada com a nossa parceria”, diz Lariza.

A cantora diz que o EP é uma espécie de descobrimento porque ela começou a cantar intuitivamente, sem conhecimento técnico ou estudos, e foi levada pela própria voz para o cenário da arte. Dona de uma voz potente e em expansão, Lariza é uma das cantoras que atuam na cena cultural da capital paraense, trazendo nas suas raízes do sudeste do Pará, já que ela é natural de Marabá e mudou-se para Belém cerca de dois anos. Neste segundo semestre, a cantora se prepara para concluir o Curso Técnico em Canto Popular na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), ministrado pela Profª. Joelma Bezerra.

Sobre Lariza

A cantora e compositora marabaense Lariza iniciou sua carreira no final de 2014 na 1ª Virada Cultural de Belém apresentando-se ao lado de João Urubu. Em 2015 participou em sua cidade natal do projeto “Fé no Canto”, para a gravação de um CD, a sua primeira experiência em estúdio. Entre 2015 e 2016 circulou por espaços de música autoral como Espaço Cultural Apoena, Casa Oiam, Gotazkaen. Do final de 2016 para 2017 em diante, ao lado de Lucas Guimarães e Jimmy Góes apresentou-se na Mostra SESC de Cinema no SESC Boulevard e participou do Festival Sonora – Ciclo Internacional de Mulheres, produzido pela cantora Sammliz no Ziggy Hostel Club.

A cantora também fez show em Goiânia-GO no espaço Evoé Café com Livros ao lado dos músicos Bernardo Silva e Rafael Fernandes, num evento produzido pelo Formigueiro Cultural. Em 2018, a cantora fez intervenções solo no Festival MULHER VIVA!, organizado pela vocalista do grupo Cobra Venenosa Carimbó&Poesia e ativista cultural, Priscila Duque, e em Castanhal no evento II Onda feminista, organizado pelo grupo Zo'é - Grupo Feminista de Estudo e Ação Política. Ela apresentou-se novamente na Mostra SESC de Cinema do SESC Boulevard, mas dessa vez com o show intitulado “Lança” ao lado de Murilo Savage, Tâmara Aviz e Jimmy Góes, que também foi apresentado no Espaço Colab durante uma das edições do Circular Campina - Cidade Velha.

Serviço

Show de lançamento do EP “Lariza” 15/09, às 23h Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Marco) Entrada gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias