plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Uma Fina Camada de Gelo: concorra a livro que conta história do Rock em Curitiba

Uma Fina Camada de Gelo: O rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba é o nome de um livro escrito por Eduardo Mercer que foi lançado em Outubro de 2017 e fala sobre a história do prolífico Rock And Roll na capital paranaense. Parte de um projeto maior, o

Uma Fina Camada de Gelo: O rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba é o nome de um livro escrito por Eduardo Mercer que foi lançado em Outubro de 2017 e fala sobre a história do prolífico Rock And Roll na capital paranaense.

Parte de um projeto maior, o trabalho é acompanhado de um documentário que leva o nome de Uma Fina Camada de Gelo e será mostrado no próximo dia 22 de Julho em duas sessões gratuitas apresentadas pela Cinemateca de Curitiba às 15 e às 16h15.

Trabalhando no projeto há muitos anos, quem começou a pesquisa que resultaria no filme foi o gaúcho Vinícius “Tchê” Ferreira, que com um olhar de fora estudou e entendeu a cena musical curitibana dos anos 70 que foi fundamental para a criação e a estruturação de nomes marcantes nos anos 80 e 90.

No documentário, além de falar sobre a cena curitibana em si, o diretor também fala a respeito das dificuldades de, primeiro, ser músico, e segundo, viver da música em suas mais diversas formas:

O Sr. Banana, por exemplo, um dia era underground, noutro tava na Xuxa e depois tava de volta ao anonimato. Ou o Psychobilly e o hardcore que se firmaram, a partir de Curitiba, como referência nacional e internacional, em casos como as bandas Resist Control e Os Catalépticos.

Como uma espécie de construção ao longo do tempo, o filme também fala sobre a base que foi sendo moldada por esses nomes para as gerações seguintes, que tiveram grande força nos anos 2000, por exemplo, com o Punk Rock e o Hardcore, e cita a Internet como uma peça fundamental para o processo:

Porque tudo que era feito da forma punk do faça você mesmo nos anos 70, 80 e 90 ganhou fôlego e facilitou para que as novas gerações administrassem suas escolhas e agendas sem a tutela de uma gravadora. A experiência das gerações anteriores, então, vira bagagem para a geração 2000, com o reforço de toda tecnologia que surgiu. Não queria fazer um filme deprê. Achei por bem falar deste momento em que a tecnologia ajuda a fazer a diferença, usando inclusive o aprendizado das gerações anteriores.

Quem também falou a respeito foi Fabiano Neves, músico da banda Sr. Banana (que está voltando à ativa) e produtor executivo do projeto, que se lembrou de um ponto importante:

O ativismo cultural é fundamental para defendermos a nossa produção criando uma corrente capaz de gerar efeitos mensuráveis na economia criativa de Curitiba.

Promoção

Nós descolamos uma cópia do livro para sortear por aqui entre os leitores do TMDQA!, e para participar você deve fazer o seguinte:

  1. Siga os perfis do TMDQA!, Sr. Banana e Agência Milk no Instagram
  2. Curta a publicação da promoção no nosso Instagram e comente com as suas 3 bandas curitibanas favoritas em todos os tempos
  3. Pronto!

A promoção vai até o dia 25/07, quando sortearemos um vencedor que levará o livro para casa.

Participe!

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias