plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Garimpeiro recomenda: ITD (Into The Dust), Sã, Lâmmia

Esse quarteto Brasiliense soa explicitamente inspirado em trabalhos como Black Sabbath, Trouble, Saint Vitus, Candlemass, Eyehategod, Serpent Venon e o proto metal clássico. Essa é a proposta da ITD (Into the Dust), hoje considerada um dos expoentes mais

Esse quarteto Brasiliense soa explicitamente inspirado em trabalhos como Black Sabbath, TroubleSaint Vitus, CandlemassEyehategodSerpent Venon e o proto metal clássico. Essa é a proposta da ITD (Into the Dust), hoje considerada um dos expoentes mais fortes do Doom em nosso país.

Em mais de 20 anos de batalha eles já lançaram duas demos, uma homônima em 2000 e March of Believers em 2006. O primeiro registro que consideram ter atingido uma produção mais esmerada e, como pretendiam, veio no aclamado EP homônimo lançado em 2014.

Com esses trampos em mãos a banda divulgou-se pelos quatro cantos do país levando sua força motora em centenas de apresentações e festivais, gerando um verdadeiro e fiel culto em torno deles.

Alteraram a formação diversas vezes até estabilizarem-se com Humberto (bateria), Nossat (guitarra/vocal), Glauber (guitarra) e Santos (baixo).

Esse ano eles voltaram com força total e adiantaram uma das canções que estarão presentes em mais um EP a ser lançado em Junho. A faixa chama-se “Peregrinação”, e pelo que tudo indica vem coisa de alta qualidade pela frente. Aprodução é lapidada, surpreendente e você já pode conferir pelas plataformas de streaming em mais um lançamento do selo Abraxas.

A mensagem do som, em forma de crítica, trabalha com a escatologia em analogia à alienação política.

“Essa música, em particular, trata da forma como as pessoas esperam, sempre, por alguém para seguir. É a alienação do pensamento frente a um candidato, a um líder religioso, que na da verdade são apenas restos de ideia, mas mesmo assim querem segui-las,” conta o baixista Santos.

Preparem-se para um álbum que promete muito a fãs do Sabbath com doses generosas de vocais rasgados, envolventes e letras bem sacadas.

As notícias de novas bandas vindas de Goiânia são cada vez mais frequentes e a qualidade do que tem sido feito é inquestionável. Esse é o caso da banda , psicodelia de peso em português, visceral e filosófico e que acaba de lançar seu disco de estreia Una-Maçã nas plataformas de streaming pela Abraxas Records.

Danilo Xidan (guitarra e voz), Alexandre Sardelari (baixo) e Bruno Sardelari (bateria) trazem cargas pesadas do rock setentista e surpreendendo-nos entre jams que alternam-se entre levadas características do Black Sabbath e o feeling pontual e alucinante do Grand Funk Railroad.

As letras abordam simbolismos, experiências de vida reais, narram ciclos de criação e  (abre em nova janela)destruição, criticas a humanidade, dualidade entre o bem e o mal.

Xidan é uma espécie de visionário apocalíptico e espiritual que equilibra-se nessa balança tentando mostrar a possibilidade do equilíbrio, mas deixando claro sua humanidade frágil, tanto a dele como a de todos nós. Visionário e mundano, que em obra nos oferece uma viagem profunda entre a luz e a escuridão que nos habita, discaço.

Lâmmia

A Lâmmia é mais uma nova aposta no cenário carioca. O quarteto é formado por músicos conhecidos do Rio de Janeiro, entre eles Dony Escobar (guitarra) e Jonas Caffaro (bateria), que tocam com o Matanza, a vocalista Carmen Cunha (Carmen Blues) e o baixista Luiz Gustavo (Getúlio Cortes/Paoli Band).

A proposta apresenta um registro tipicamente stoner, bastante orgânico, com passagens ora arrastadas e densas, ora super explosivas e incrementadas pela voz blueseira da vocalista.

O EP homônimo de estreia da banda acaba de ser lançado também pelo selo Abraxas, que pelo que tudo indica é a nova casa de braços abertos para o underground brasileiro.

Nino Lee Rocker é um colecionador compulsivo, pesquisador do novo cenário rock mundial e obscuridades afins. É conhecido como Garimpeiro das Galáxias por seus programas em rádios, sites, blogs e meios alternativos onde publica suas descobertas, um acervo que já caminha a quase 10 mil achados pouco ou nada conhecidos do publico em geral.

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias