plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Um mês após a morte de Mestre Vieira, seus filhos e músicos de diferentes gerações

Um mês depois da morte de Mestre Vieira, de câncer, no último dia 2 de fevereiro, vários artistas vão homenageá-lo da melhor forma: com a música dele. Em show tributo neste sábado, na Fundação Cultural do Pará, farão um passeio por suas fases musicais, po

Um mês depois da morte de Mestre Vieira, de câncer, no último dia 2 de fevereiro, vários artistas vão homenageá-lo da melhor forma: com a música dele. Em show tributo neste sábado, na Fundação Cultural do Pará, farão um passeio por suas fases musicais, por meio de canções como “Lambada do Rei”, “Jamaicana”, “Bolinha”, entre outras surpresas, tiradas do fundo do baú. Tudo aberto ao público.

A abertura contará com a banda formada pelos filhos do guitarrista, Waldecir (bateria), Wilson (teclado) e Waldir Vieira (percussão), além de Dhiosy Marques (guitarra) e Rodrigo Magno (guitarra) que, aos 16 anos, representa a mais nova geração da guitarrada, em Barcarena. Juntos, eles realizam a estreia do projeto musical “Os Filhos do Mestre”, nomeado e idealizado pelo próprio Mestre Vieira, no período de tratamento do câncer de próstata, descoberto em 2016. “A gente sempre acompanhou ele nos shows. Ele planejava dar uma roupagem nova para as apresentações e esse nome para a banda. Dizia ‘tem um tempo que não vou estar com vocês e como Filhos do Mestre vocês dão continuidade”, conta Wilson. A estreia seria após a recuperação, mas a agenda de shows do Mestre que veio logo depois, no Rio de Janeiro, Belém e Barcarena, no final de 2017, não permitiu.

“Logo que ele melhorou, precisou cumprir essa agenda, e depois voltou a adoecer e faleceu. Agora, a estreia vai ser também uma homenagem com o repertório dele”, diz Wilson.

Entre as músicas, quatro delas serão para relembrar o primeiro disco de Mestre Vieira e Seu Conjunto, o “Lambada das Quebradas”, que em setembro completa 40 anos. Para este momento, sobem ao palco Lauro Honório (guitarra base) e Dejacir Magno (vocal), que integraram o Conjunto e participaram deste primeiro dos 14 LPs gravados pelo Mestre.

O show faz parte da programação da 2ª Feira Livre de Arte e Cultura, que começa hoje, às 17h, no térreo do Centur, e ainda terá atrações como Gaby Amarantos, Mestre Cupijó e os Palhaços Trovadores.

AO SOM DAS GUITARRAS

Show tributo à Mestre Vieira

Quando: Sábado, às 22h30;

Onde: Fundação Cultural do Pará/Centur (Gentil Bittencourt, 650, esquina com a Trav. Rui Barbosa);

Quanto: Entrada franca;

Informações: (91) 3202-4391.

Tem mais

Feira de Arte e Cultura

HOJE
17h – Espetáculo “Pássaro”, com Dirigível Coletivo de Teatro
19h – Show de Luê
20h15 – Show “Sentinelas do Norte: A música de Ary Lobo e Osvaldo Oliveira (o Vavá da Matinha)”, com Allan Carvalho e Luís Girard
22h15 – “Baile da Saudade”, com Rosângela Maria, Gina Lobrista, Gerson Thirrê e Chyco Salles
23h15 – Show de Gaby Amarantos

AMANHÃ
17h – Espetáculo “Pássaro”, com Dirigível Coletivo de Teatro
19h – Baile do Mestre Cupijó
20h15 – “Humor à Primeira Espiada”, com Epaminondas Gustavo e Adilson Alcântara.
21h15 – Patrícia Bastos, com participação de Dante Ozetti e Trio Manari
22h30 – Tributo ao Mestre Vieira, com a banda “Os Filhos do Mestre” e convidados.

Nos dois dias

- Estúdio de Pixilation, para criação de animações visuais.
- Demonstrações de trabalhos e oficina de manipulação, com Sam Rodrigues e Nina Brito, do Projeto Camapú de Teatro de Marionetes.

Mestre Curica e Pio Lobato, na imagem, com Vieira (Foto: Rodolpho Oliveira/Agência Pará)

Geração de “filhos” da guitarra de Vieira sobe ao palco

Entre os convidados do show, também está Mestre Curica, parceiro de palco, mas principalmente, um grande amigo de Vieira. “Para mim, tocar as músicas dele, fazer essa homenagem, é muito gratificante. Ele era mais que um irmão, que me ensinou muitas coisas e onde passava era querido”, destaca o músico.

Assim como muitos amigos, Mestre Curica diz que ainda é difícil acreditar na perda. “Até agora não caiu a ficha, e é muito justa essa homenagem, pelo legado que ele deixou, que me deixa satisfeito e honrado em fazer esse show. Convido todos para a assistir porque sei que vai ser bonito”, diz.

Também sobem ao palco vários guitarristas que representam uma geração que toca e pesquisa a guitarrada e tem difundido o ritmo por meio de trabalhos autorais. Entre eles, Saulo Caraveo, André Macleuri, Bruno Rabelo e Pio Lobato. Este último, teve uma estreita relação com a volta de Mestre Vieira aos palcos ao convidá-lo para o projeto “Os Mestres da Guitarrada”, do qual também participaram Aldo Sena e Mestre Curica. O baterista Vovô e o baixista Breno Oliveira, que participaram dos Mestres da Guitarrada, e ainda Mestre Solano e Joe Cabano fazem suas homenagens.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias