plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Grupo paraense Mercado do Choro estará em festival internacional em Paris

O Mercado do Choro, formado por Carla Cabral (cavaquinho), Tiago Amaral (clarinete), Diego Santos (violão 7 cordas) e Gabriel Ventura (percussão), se apresenta, no dia 23 de março, no XIV Festival Internacional de Choro de Paris. O grupo foi convidado pel

O Mercado do Choro, formado por Carla Cabral (cavaquinho), Tiago Amaral (clarinete), Diego Santos (violão 7 cordas) e Gabriel Ventura (percussão), se apresenta, no dia 23 de março, no XIV Festival Internacional de Choro de Paris. O grupo foi convidado pela pianista Maria Inês Guimarães, presidente do Clube do Choro de Paris, após conhecer o trabalho do quarteto pelas mãos do jornalista Ruy Godinho, da Rádio Câmara de Brasília.

“Foi uma grande surpresa e um presente. É a primeira vez que um grupo do Norte recebe um convite dessa importância”, diz Carla Cabral.

Foi com objetivo de levar o gênero musical para as ruas, mas especialmente para lugares como o Mercado Francisco Bolonha e a Praça do Carmo, que o grupo surgiu em 2013. “Queremos mostrar que o choro produzido aqui na Amazônia tem relevância e precisa também estar inserido no festival”.

Eles embarcam no dia 21 de março e levam na bagagem o trabalho autoral que foi registrado em um EP lançado em 2016, disco que conta muito do encontro desses músicos com as ruas da cidade, onde o grupo vê seu lar.

Além disso, levam a sonoridade de outros compositores paraenses, como Luiz Pardal e Sebastião Tapajós, junto a grandes nomes da música nacional, como Pixinguinha e Luiz Gonzaga.

Antes de viajar, o grupo apresenta para o público paraense, no próximo dia 14, no Sesc Boulevard, o repertório que levará para a França. “Há dois anos que fazemos interpretações e gostamos muito de ensaiar. Então, a gente está seguro do que vai apresentar e se sente capacitado para mostrar o que temos estudado”, conclui Carla.

OFICINAS

Além da apresentação no festival, o Mercado do Choro vai ministrar oficinas dentro da programação do evento: “Diálogo entre Violão de 6 e 7 cordas no Samba e no Choro” e “Improvisação e Acompanhamento no Regional de Choro”. Aproveitando a passagem pela França, o grupo também se apresenta, no dia 1º de abril, no Teatro Munganga, em Amsterdã, na Holanda.


(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias