plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA

UFPA abre as portas para festival de música gratuito

Nos anos 1980, o cantor e compositor Edson Marreta reunia-se com amigos na antiga “República dos Camarões”, localizada na avenida Perimetral. Era um ponto de encontro dos amantes do punk e hard rock de Belém, e de onde surgiu várias bandas que, influencia

Nos anos 1980, o cantor e compositor Edson Marreta reunia-se com amigos na antiga “República dos Camarões”, localizada na avenida Perimetral. Era um ponto de encontro dos amantes do punk e hard rock de Belém, e de onde surgiu várias bandas que, influenciadas por um movimento mundial de letras de protesto misturadas ao som pesado, começaram a pensar no rock autoral deste gênero por aqui. O lugar era na verdade a casa da avó de um dos músicos, mas quando ela viajava eles invadiam o espaço, o que possibilitou que as horas de ensaio e de festas fortalecessem amizades e a criação de músicas tocadas por bandas como Baby Loyds, Delinquentes, Insolência Pública, Ovo Goro, por exemplo. Esta última teve uma vida efêmera: foi criada e acabou em 1987, mas a história ainda reservava outros capítulos aos integrantes.

Dispersos pelo trabalho e pelos rumos da vida, os músicos da Ovo Goro reuniram-se novamente no ano passado e agora eles são um dos que compõem a programação do “Rock Rio Guamá”, festival de música que começa hoje, na Universidade Federal do Pará (UFPA), com entrada gratuita e reunindo bandas como Jacar Junkie e Mastodontes. Edson Marreta (vocais) e David Paulino (contrabaixista), remanescentes da formação original, juntaram-se a Beto Insolente (guitarra) e Gugu (baterista), que também toca na Baby Loyds. Para Marreta, o evento marca uma homenagem a Gerson Costa - vocalista da Baby Loyds que morreu há dois anos - e também às celebrações de 30 anos de criação da Ovo Goro.

“A morte do Gerson mexeu com a gente. Já somos coroas, perto dos 50, mas queremos tocar, e estar neste festival representa a nossa volta, juntos”, pontua. “Passei 15 anos fora de Belém e, quando voltei, fiquei surpreso quando vi que as nossas músicas da Ovo Goro foram incorporaram na Baby Loyds. Composições como ‘Abreu’, ‘Oi, Tchau’, ‘Em Pé Cansa’ e ‘Valores’, só para citar algumas mais conhecidas que a gente tocava, eles continuaram tocando. E eu fiquei muito feliz com isso, as nossas músicas não morreram, poderiam estar na gaveta, mas não”, comenta Edson.

Para o músico, um dos motivos para voltar com a banda é ter percebido que a cena autoral no Pará não perde em nada para o resto do Brasil, em sua opinião. “A gente não perde para ninguém. Lembro como se fosse hoje, em meados de 1985, com aquela febre do ‘Rock in Rio’, no Rio de Janeiro, a gente queria compor e tocar. Isso foi o que nos motivou, ter visto os artistas internacionais e nacionais aqui mesmo no nosso país cantando o mesmo que a gente. Eu dizia para a minha mãe que ia para o Rio de Janeiro nem que fosse de carona”, relembra Marreta, que se apresenta com a Ovo Goro na próxima sexta-feira, 15, no estacionamento do Vadião.

A Ovo Goro, crianda e extinta em 1987, volta a ativa 30 anos depois (Foto: Reprodução/Facebook)

A banda Steamy Frogs toca na quinta-feira (Foto: Divulgação)

Festival também tem hip hop e carimbó

Aprogramação do Rock Rio Guamá inicia hoje, a partir das 16h, no auditório do Ateliê de Artes da UFPA, com a apresentação dos documentários “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua”, com direção de André dos Santos e Artur Arias Dutra (Lamparina Filmes) e “Batalha de São Braz”, de Adrianna Oliveira, e bate-papo com o antropólogo e produtor cultural Pierre Azevedo e Everton MC, que também apresentará um pocket show após o encontro. Já amanhã, a partir das 17h, no hall do Ateliê de Artes da UFPA, ocorrerá a mostra “Ciclo das Quartas” com apresentação dos artistas Pratagy, Versos Polaris e Max David.

Na quinta-feira, 14, sobrem no palco principal as bandas Zimba Groove, Mastodontes, Steamy Frogs, além de Lari Xavier, Jacaré Junkie e Simetria Oposta. O Palco Alternativo, neste dia dedicado ao movimento hip hop, estarão reunidos Slam Dandaras do Norte, Duelo de MC’s, Cypher Breakingdance, Tem Que Ser Sagaz, MangaCity, Agang Crew e Grafitte.

Na sexta-feira, 15, é vez de hard rock no Palco Principal, com Cérebro de Galinha, All Still Burns, Sisa, Ovo Goro, Ultranova e Moonges do Vietnã. O evento termina com uma grande roda de carimbó no Palco Alternativo com Batucada Misteriosa e Caruanas.

O “Rock Rio Guamá” ocorre desde a década de 1980 nas dependências da UFPA, e hoje tem status de projeto de extensão com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), via “V Prêmio de Arte e Cultura”. Desde 2015 é organizado pelo Circuito Caninana, grupo formado por estudantes da UFPA e produtores, artistas e designers. De acordo com um dos organizadores Felipe Almeida, a ideia original era levar ao ambiente acadêmico o som do rock para aqueles que não conseguiram ir para a capital fluminese assistir ao “Rock in Rio”.

“O evento tem ocorrido desde então de forma intermitente organizado por grupos de coletivos ou iniciativas independentes. Esta é a 10ª edição e resolvemos trabalhar com alguns formatos novos nesses últimos anos que estamos administrando”, explica. “Já fizemos itinerância por Capanema e Bragança, mas este ano não foi possível por falta de recursos”, lamenta. As atrações desta edição foram escolhidas por meio de uma curadoria que reuniu como convidados Liége, a DJ Carol Papiq, Jeft e Gerson Dias, Keila Monteiro, Melissa Alencar e Ed Guerreiro.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, às 16h, no auditório do Ateliê de Artes da UFPA
- Exibição dos docs “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua” e “Batalha de São Brás”
- Bate-papo com Pierre Azevedo e Everton MC
- Pocket show com Everton MC

Dia 13, às 17h, no hall do Ateliê de artes da UFPA
- Mostra “Ciclo das Quartas” com Pratagy, Versos Polaris e Max David

Dia 14, a partir das 18h, no estacionamento do Vadião
- Palco principal: Zimba Groove, Mastodontes, Steamy Frogs, Lari Xavier, Jacaré Junkie e Simetria Oposta
- Palco Alternativo (hip hop): Slam Dandaras do Norte, Duelo de MC’s, Cypher Breakingdance, Tem Que Ser Sagaz, MangaCity, Agang Crew e Grafitte

Dia 15, a partir das 18h, no estacionamento do Vadião
- Palco Principal: Cérebro de Galinha, All Still Burns, Sisa, Ovo Goro, Ultranova e Moonges do Vietnã
- Palco Alternativo (carimbó): Batucada Misteriosa e Caruanas

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias