plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Gal Costa se aproxima do público jovem com CD/DVD

Sempre disposta a inovar, a cantora Gal Costa, 72 anos, revisita a Tropicália e dá um tom roqueiro ao CD/DVD “Estratosférica Ao Vivo”, já nas lojas e plataformas digitais. Após o disco “Recanto” (2011), em que ela apostou na música eletrônica, Gal convido

Sempre disposta a inovar, a cantora Gal Costa, 72 anos, revisita a Tropicália e dá um tom roqueiro ao CD/DVD “Estratosférica Ao Vivo”, já nas lojas e plataformas digitais. Após o disco “Recanto” (2011), em que ela apostou na música eletrônica, Gal convidou jovens compositores para compor o álbum “Estratosférica” (2015), que ganhou uma versão ao vivo com faixas antigas de sua discografia e versões de músicas nunca antes gravadas por ela. “Eu queria um show mais roqueiro, afinado com o começo da minha carreira no tropicalismo”, conta Gal. Outra referência, segundo ela, veio do filho. “Gabriel estava ouvindo muito rock há dois anos. Então, havia rock tocando em casa o tempo todo”, conta Gal Costa sobre seu filho adotivo de 12 anos.

“Gostei muito do resultado desse show. Trouxe um público jovem para perto de mim, e eu gosto disso.”

Uma das surpresas no repertório é “Cartão Postal”, parceria de Rita Lee com Paulo Coelho. “Adoro Rita Lee desde o tropicalismo, quando nos conhecemos e logo ficamos amigas. A música dela se encaixou muito bem. Eu sugeri ao Pupillo [baterista e produtor do disco] e aos meninos que transformássemos a música do Ben Jor em um rock, e assim foi feito. Aliás, as duas músicas dele viraram rocks: “Cabelo”, que eu já tinha gravado em “Plural” [1990], e “Os Alquimistas Estão Chegando”, que nunca tinha cantado antes.”

O clima tropicalista que Gal Costa buscava pedia canções daquela época - fim dos anos 1960 -, como “Não Identificada”, de Caetano Veloso, que ela gravou em 1969, e “Mal Secreto”, parceria de Jards Macalé e Waly Salomão [1943-2003], que está no disco ao vivo “Fa-Tal - Gal a Todo Vapor” (1971).

“Escolhemos canções que combinassem com esse conceito tropicalista que eu queria. Coisas que eu não cantava havia muito tempo, principalmente para não ficar parecido com os shows anteriores”, diz Gal. “O público merece novidade sempre. Gravar o DVD, aliás, foi uma exigência do público. E parece que todos ficaram satisfeitos. Algumas pessoas me dizem que este é meu melhor álbum ao vivo desde “Fa-Tal”, que eu gravei com menos de 25 anos. Considerei isso um grande elogio.”

DISCO DE INÉDITAS

O lançamento do CD/DVD “Estratosférica Ao Vivo” é a celebração de uma turnê bem-sucedida realizada por Gal Costa, que já está, no entanto, com os pés em outro projeto. “Pretendo fazer pelo menos um ou dois shows para comemorar o lançamento do DVD. Mas já estou preparando meu novo disco de estúdio. A gravadora me pediu um álbum com canções inéditas, e eu adorei. É o que mais quero fazer agora. Começar tudo de novo”, celebra Gal, que começa a gravar antes do ano acabar.
“O disco vem no primeiro semestre de 2018. Já tenho quase todas as músicas. Posso adiantar que terá canções inéditas de Nando Reis, Djavan e Criolo. O resto ainda é segredo”, despista a cantora.

Mas ela revela que pediu também uma canção para a sertaneja Marília Mendonça. E, se a encomenda chegar a tempo, Gal vai incluí-la nesse próximo disco. “Gosto muito da maneira como Marília trata os temas de suas canções, essa maneira direta de falar de assuntos como traição e relações amorosas tumultuadas. São temas que, no final das contas, já foram tratados por autores clássicos, como Lupicínio Rodrigues [1914-1974] e outros tantos. A diferença é que, agora, eles são mostrados a partir do ponto de vista da vivência feminina. Isso me atrai muito”, elogia Gal.

Sempre atenta ao que há de novo no universo musical, Gal afirma que seu filho Gabriel é também um de seus canais de novidades. “Ele é muito musical, ouve canções de todos os tipos, de rap até música clássica. Outro dia, estava escutando ópera”, conta Gal. “Ele é um curioso com música de toda espécie, sem preconceitos, e eu acho isso muito bom. acho que a geração dele é assim”, diz a cantora, que adotou Gabriel quando tinha 60 anos.

(Fabiana Schiavon/FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias