plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Orquestra Jovem Vale Música apresenta concerto gratuito em homenagem ao Mozart

O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) compôs, aos cinco anos, um concerto para cravo, o “Minueto e Trio em Sol Maior”, hoje catalogado no Índice Koechel como o nº 1. Mas ele não era apenas precoce. Era genial. É dessa sensibilidade pa

O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) compôs, aos cinco anos, um concerto para cravo, o “Minueto e Trio em Sol Maior”, hoje catalogado no Índice Koechel como o nº 1. Mas ele não era apenas precoce. Era genial. É dessa sensibilidade para a música registrada desde sua infância que credita-se a ele o posto de um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica. Com uma obra que abrange todos os gêneros musicais da sua época, sob sua assinatura estão mais de 600 criações,seja para concerto orquestral, para concertos de câmara, piano, ópera e coral.

Para homenagear Mozart, a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), sob a regência do Maestro Miguel Campos Neto, apresenta hoje, às 11h, concerto gratuito com as aberturas das óperas “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni” e “A Flauta Mágica”, além da “Sinfonia nº 29” e da obra “Uma Pequena Serenata Noturna”.

A professora Glória Caputo, coordenadora da Fundação Amazônica de Música, que gerencia a orquestra com apoio da empresa Vale, diz que é importante apresentar a obra do compositor às crianças e jovens que estão iniciando suas carreiras. “Mozart é uma bíblia para nós, músicos. E este concerto é para que para que as crianças conheçam este grande compositor. A cada mês fazemos uma programação, às vezes com compositores diversos, e desta vez resolvemos dedicar um especialmente a ele, que foi uma criança prodígio e marcou uma época. É uma referência para nossos jovens. A leitura de Mozart é muito clara, ele representa uma época em que temas da natureza eram muito fortes, sem barulhos e problemas da cidade. Então, é importante a leitura desse compositor para formação”, comenta Glória Caputo.

Dentro do projeto da orquestra, as crianças, além de serem ensinadas a ler as partituras, também recebem aulas sobre a vida e obra dos compositores, a fim de que compreendam não só a música, mas a evolução musical e a compreensão do mundo de cada autor. “Cada professor tem uma didática quando ensina uma partitura e naturalmente explica a época em que os compositores viveram e como contribuíram para a evolução musical”, diz Glória.

A professora destaca queentender esses aspectos permite uma maior compreensão da música e seu contexto. “Esses compositores deixaram um legado para que outros continuassem nessa evolução. É muito importante para que a criança possa conhecer o que aconteceu no século 18, por exemplo. Cada compositor dá um passo a mais, como na ciência. E a música vai crescendo conforme a evolução dos instrumentos e de seus usos. O piano de Mozart era diferente do piano de hoje. Os instrumentos evoluíram e a música também. Junto com o ser humano e como tudo na vida”, completa a coordenadora.

Clássicos

“Concerto Homenagem a Mozart”, Com Orquestra Jovem Vale Música - OJVM, sob a regência do Maestro Miguel Campos Neto
Quando: Hoje, às 11 horas
Onde: Sala Augusto Meira Filho - Arte Doce Hall (Av. Magalhães Barata, 1022)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (91) 3347-0505

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias